quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Gambá,Timbú, Tacaca


Coloquei esse bicho aqui nesse blog para informar que ele tem resistido a devastação da mata atlântica e se procriado, principalmente no Bairro Cidade Satélite Natal/RN, devido a ainda presença de dunas e tem adentrado o ambiente urbano, frequentando casas e predios que por ventura possam lhe dar abrigo e comida.
A casa da minha irmã é um desses "abrigos"...Os "Timbús" lá se instalaram e procriam continuamente. A principio o bicho mete um pouco de medo, mas é manso e tranquilo quando não se sente ameaçado...porque quando se sente ameaçado, exala um gás de um mal cheiro insuportável para seus predadores.
A seguir algumas informações desse animal, extraidos da wikipédia:

Gambá (de guámbá, o ventre aberto, a barriga oca por causa da bolsa onde cria os filhos[carece de fontes?]) é o nome popular de um animal típico das Américas. É um dos maiores marsupiais da família dos didelfídeos, pertencentes ao gênero Didelphis, que habitam do sul do Canadá à Argentina e são onívoros. Na natureza têm como principal predador o gato-do-mato (Leopardus spp.), enquanto nas cidades são freqüentemente atropelados por terem a visão ofuscada pelos faróis e por terem pouca mobilidade – exceto nas árvores. São ainda confundidos por vezes com o cangambá (Mephitis mephitis), que embora se assemelhe, não é um marsupial, mas sim um mustelídeo.
Os gambás são animais com 40 a 50 centímetros de comprimento, sem contar com a cauda que chega a medir 40 cm, com um corpo parecido com o rato, incluindo a cabeça alongada, mas com uma dentição poliprotodonte (fórmula dental: 5/4, 1/1, 3/3, 4/4 = 50). A cauda tem pêlos apenas na região proximal, é escamosa na extremidade e é preênsil, ou seja, tem a capacidade de enrolar-se a um suporte, como um ramo de árvore. As patas são curtas e têm 5 dedos em cada mão, com garras; o hálux (primeiro dedo das patas traseiras) é parcialmente oponível e, em vez de garra, possui uma unha,têm marsúpio e,ao contrario da maioria dos marsupiais,sua cauda é menor que seu corpo
Os gambás podem reproduzir-se três vezes durante o ano, dando 10 a 20 filhotes em cada gestação, que dura 12 a 14 dias. Como nos restantes marsupiais, ao invés de nascerem filhotes, nascem embriões com cerca de um centímetro de comprimento, que se dirigem para o marsúpio, onde ocorre uma soldadura temporária da boca do embrião com a extremidade do mamilo. Os filhotes permanecem no marsúpio até 4 meses e, quando crescem mas não são ainda capazes de viver sozinhos, são transportados pela mãe em seu dorso. Em cativeiro, o período de vida é de 2 a 4 anos.
Os gambás não vivem em grupos, mas na época da reprodução eles formam casais e constroem ninhos com folhas e galhos secos em buracos de árvores.
Seus hábitos são noturnos, por isso, quando começa escurecer, o gambá sai de seu abrigo para caçar e coletar alimentos. Sendo um animal onívoro, se alimenta praticamente de tudo, como: raízes, frutas, vermes, insetos, moluscos, crustáceos (caranguejos encontrados em zonas de manguezais), anfíbios, serpentes, lagartos e aves (ovos, filhotes e adultos).
Embora possuam uma grande diversidade de presas, os gambás são animais de movimentos lentos e de pouca agilidade, exceto para trepar em árvores, utilizando a cauda preênsil.
Fonte: Wikypédia.
P.S.: O nome "tacaca" é uma referência genuinamente potiguar,principalmente na Região do Seridó/RN. Minha avó "Donana" só chamava "tacaca" e não timbú ou gambá.

3 comentários:

  1. aqui na região de Campina Grande e no Brejo Paraibano, as pessoas chamam tacaca ou timbu, nunca ouvi ninguem chamar gambá...rsrsrs

    Parabéns Pelo Post, ficou muito legal, muito bem informativo!!!

    Adorei Parabéns.

    Ass:Roberto
    MSN: nilton_robertoluciano@hotmail.com

    Adicionem!!! vlw!!

    ResponderExcluir
  2. aahhh galera, foi mal... mais eu mandei esse comentario ai a cima!!!! vlw msm!!!

    ResponderExcluir
  3. aqui em belém, chamamos os gambás de corintianos.

    ResponderExcluir