quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Colirio do Dia: Sou mais Luiza..Aos 47 aninhos...



Precisa dizer alguma coisa ?



Foto: Revista Boa Forma Set 2009

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Briga de Gangues x Adolescencia Perdida


A Guerra de Gangues envolvendo alunos das E E Winston Churchill, Atheneu e Anisio Teixeira, misturada a rivalidade das Torcidas Organizadas Mafia Vermelha e Gangue Alvinegra, com brigas constantes principalmente no Centro da Cidade do Natal, tem mostrado a população o quanto uma parte consideravel da nossa juventude está completamente perdida e sem rumo...
Culpa de quem ? Da Familia, da escola ou da sociedade de um modo geral ?
Para se ter uma idéia do grau de desajuste, as meninas, até então exclusas desses conflitos, agora fazem parte também, colaborando em muito para a proliferação da delinquencia juvenil.
Observem e analisem o depoimento de uma adolescente envolvida nas gangues a uma autoridade da PM, segundo a reportagem do Diário de Natal:

“Ela disse que mulher (menina) gosta de vagabundo porque é quem tem tempo para ficar com ela. O trabalhador passa o dia ralando e não tem esse tempo todo” .

Acho que isso explica em parte essas confusões (Briga de Gangues entre escolas), disse Cel. Araújo PM RN

Autor: João Bryto
Fonte: Diário de Natal 15.09.09
Foto: Tribuna do Norte

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Torou dentro: MP pede suspensão do projeto Arena das Dunas.

Juíza abre prazo para pronunciamento sobre projeto Arena das Dunas.

A juíza da 3ª Vara da Fazenda Pública, Aline Daniele Belém Cordeiro Lucas, recebeu a ação na qual o Ministério Público Estadual (MPE) pede a suspensão do processo para alienação e demolição dos prédios do Centro Administrativo e do Estádio Machadão, onde será construída a Arena das Dunas, planejada para sediar os jogos da Copa de 2014 em Natal.

A juíza pediu que o governo do Estado, a Prefeitura do Natal e a Agência de Fomento do Rio Grande do Norte se pronunciem em 72 horas sobre o pedido do MPE. Ela só vai decidir depois que receber esses pronunciamentos das procuradorias do Estado, do Município e da assessoria jurídica da Agência.

Na ação judicial, com pedido de liminar, do Ministério Publico requer a suspensão imediata da contratação da empresa e da execução dos serviços. O MP alega que não houve transparência no edital publicado para contratação da empresa que vai ficar responsável pela parceria público privada, modalidade escolhida para a construção da arena onde serão realizados os jogos da Copa em Natal e pelos serviços de urbanização e edificação de novos prédios no Centro Administrativo.

Para o Ministério Público, o processo até agora está obscuro e há dificuldade em se obter informações sobre a contração da empresa e alienação do patrimônio público que será comprometido no projeto.

“Antes de apreciar os requerimentos liminares pretendidos e, aplicando o disposto no art. 2º, da Lei nº 8.437, de 30 de junho de 1992, determino que seja ouvido previamente o representante judicial das pessoas jurídicas de direito público interno - o Procurador-Geral do Estado e do Município, bem como a Agência de Fomento do Rio Grande do Norte - AGN, no prazo de 72 (setenta e duas horas)”, afirmou a juíza Aline Daniele no despacho.

Fonte: Tribuna do Norte 28.09.09

Brigitte Bardot Eterna Musa do Cinema.



Hoje é o aniversário de uma musa do Cinema Mundial...a francesinha Brigitte Bardot.
Aos 75 anos, atualmente B B é uma defensora dos animais em todo o mundo.
Brigitte era linda demais...
Musa, Diva e Deusa.
Incomparável...

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Colirio do dia: Mulher Linda é outra coisa...Maria Sharapova, musa do tenis mundial

Voce sabe aonde fica a Baixa da Égua ?


O nome significa lugar distante, ermo, de dificil acesso,etc...mas existe de verdade, sim Senhor !
A baixa da Égua fica no bairro do Engenho Velho da Federação em Salvador, Bahia.
Destaca-se pela intensa presença de terreiros de candomblé e como berço de artistas musicais.
Esse nome deve ter sido atribuido bem antes da urbanização da Cidade, relacionada a currais de burros, jumentos e obviamente, éguas..
Mas,atualmente, toda esta profusão cultural vem sendo encoberta por uma aura de violência que começou na década de 1980 e intensificou-se nos últimos três anos em uma de suas localidades.
Encravada entre a Avenida Vasco da Gama e a porção central do Engenho Velho, a Baixa, segundo a polícia, tornou-se cenário de constantes disputas entre quadrilhas de traficantes de drogas.

Autor: João Bryto
Fonte: Jornal A Tarde

Voce sabe aonde fica a casa da Mãe Joana ?


História

Onde ficava a "casa-da-mãe-Joana"?

É muito comum usar a expressão "casa-da-mãe-Joana" para se referir a um ambiente de bagunça. Mas por que se relaciona a tal Joana com a desordem? E afinal, onde ficava a "casa-da-mãe-Joana"?
» Qual a origem da expressão "pagar o pato"?
» Afinal, quem é o bode expiatório?
» Veja outras curiosidades de História

De acordo com Reinaldo Pimenta, professor de língua portuguesa, a expressão popular surgiu no século XIV a partir das desventuras de uma Joana que, de rainha, passou a ser fugitiva.

Segundo descreve Pimenta, em seu livro Casa da mãe Joana, Joana I era a rainha de Nápoles e considerada a protetora cultural de poetas e intelectuais por causa de sua beleza e inteligência. Ela se casou com seu primo Andrew, irmão de Luís I, rei da Hungria.

Algum tempo depois, Andrew foi assassinado em uma conspiração que, de acordo com a obra, teve a participação da própria Joana. Enfurecido, o irmão da vítima resolveu invadir Nápoles em 1348 perseguindo Joana, que se viu obrigada a fugir para a localidade de Avignon, na França.

Uma vez instalada em um palácio que já havia sido a moradia de sete papas, Joana passou a mandar e desmandar na cidade. Tanto que resolveu regulamentar os bordéis de Avignon, determinando que cada estabelecimento deveria ter uma porta por onde qualquer pessoa poderia entrar. A partir disso, cada bordel ficou conhecido como "Paço da Mãe Joana", considerada a dona da cidade.

Mais tarde, Joana vendeu a cidade com a condição de ser declarada inocente de participação na morte do ex-marido. Em 1382, Joana foi assassinada por seu sobrinho e herdeiro, Carlos de Anjou.

No Brasil, a palavra "paço" foi modificada para um formato mais popular, "casa", gerando a expressão como é conhecida até hoje: "Casa-da-mãe-Joana".

Em Tempo: Excelente o livro de Reinaldo Pimenta, a Casa da Mãe Joana,com curiosidades nas origens das palavras, frases e marcas.


Fonte: Internet Redação Terra
Foto: Internet

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Psicopatas, Desajuste Social e Psicopatia na Politica.


PSICOPATIA

Acorrei, espíritos que velais sobre os pensamentos mortais! Tirai-me o sexo e, dos pés à cabeça, enchei-me até transbordar da mais implacável crueldade! Fazei que meu sangue fique mais espesso; fechai em mim todo acesso, todo caminho à piedade, para que nenhum escrúpulo compatível com a natureza possa turvar meu propósito feroz, nem possa interpor-se entre ele e a execução! Vinde a meus seios e convertei meu leite em fel, vós gênios do crime, do lugar de onde presidis, sob substâncias invisíveis, a hora de fazer o mal! Vem noite tenebrosa, envolve-te com a sombria fumaça do inferno para que meu punhal agudo não veja a ferida que ele vai fazer e para que o céu, espiando-me através da cobertura das trevas não possa gritar-me: ´´ pára! pára! ``.
Lady Macbeth, nos momentos que antecedem ao assassinato do rei Duncan, que dorme em seu castelo como hóspede.
A tragédia de Macbeth.
William Shakespeare.

A citação que abre esta publicação, proveniente de uma peça teatral, mostra de uma forma vigorosa e dramática aspectos profundos do tema que trataremos agora.
Compreender melhor o funcionamento dos psicopatas é uma tarefa de importância vital para a humanidade. O número de portadores deste transtorno cresce vertiginosamente e eles se infiltram em todos os âmbitos do tecido social, do direito à medicina, da polícia ao mundo dos negócios e principalmente na política.
O resultado é a condição de total insegurança que vivemos nas ruas, no transito e dentro de nossas casas. A ação de psicopatas dentro de grandes empresas quebram a confiança de acionistas e investidores que não acreditam nos dados fornecidos pelas empresas e em seus auditores.
O acionar dos psicopatas no mundo da política tornou o mundo mais empobrecido e sem perspectivas para bilhões de seres humanos.
É do contingente dos portadores deste transtorno que saem os autores dos piores crimes contra a humanidade embora um grande número deles não cheguem a cometer crimes violentos.
Os psicopatas são seres atormentados e que fazem sofrer outros seres humanos muito mais do que eles próprios sofrem, por razões que ficarão mais claras neste estudo.
São seres muito destrutivos em suas relações com o ambiente, com eles próprios e principalmente com as pessoas com quem se relacionam.
A sua conduta predatória os transforma no maior inimigo do ser humano.
É muito importante delimitar o conceito de psicopatia para que não se torne um rótulo aplicado indiscriminadamente, como já ocorreu com opositores de regimes totalitários e com seres humanos levados à delinqüência como última possibilidade de sobrevivência.
- Conceito de psicopatia e seu desenvolvimento histórico
Nos estudos médicos sobre este transtorno são usados como sinônimo de psicopatia as denominações de sociopatia e transtorno de personalidade anti-social ( TPA ). Esta última denominação é a mais usada nos textos científicos.
O conceito atual de psicopatia refere-se a um transtorno caracterizado por atos anti-sociais contínuos ( sem ser sinônimo de criminalidade ) e principalmente por uma inabilidade de seguir normas sociais em muitos aspectos do desenvolvimento da adolescência e da vida adulta. Os portadores deste transtorno não apresentam quaisquer sinais de anormalidade mental (alucinações, delírios, ansiedade excessiva, etc.) o que torna o reconhecimento desta condição muito difícil.
Até chegarmos ao conceito atual foi necessário o trabalho de inúmeros pesquisadores.
Pinel, a partir da observação de que existiam indivíduos que se comportavam de modo irracional ou inapropriado, publicou um trabalho em 1806 sobre esta forma de ´´ loucura `` e usou a denominação manie sans delire ( insanidade sem delírio ).
Um médico inglês , Prichard (1835) introduziu o conceito de insanidade moral.
Depois estudiosos alemães introduziram a noção de ´´ inferioridade constitucional `` dos psicopatas.
Nas décadas de 30 e 40 os clínicos, com uma orientação psicodinâmica, estudaram o transtorno e ressaltaram a dimensão social do transtorno devido à perspectiva cultural que dominava à época. Nesta etapa nasceu a denominação sociopata.
A nossa época contribuiu com os exames de imagem e funcionais do sistema nervoso, altamente sofisticados e chegamos ao conceito atual, mais neutro, de transtorno de personalidade anti-social ( TPA )
- Quais os critérios que os médicos seguem para diagnosticar o TPA?
Grande parte da comunidade científica adota os critérios do Manual Estatístico e Diagnóstico da Associação Psiquiátrica Americana que afirma:
Critérios diagnósticos para o transtorno de personalidade antisocial.
A - Existe um padrão de desrespeito e violação dos direitos dos outros, ocorrendo desde a idade de 15 anos, como indicado por três ( ou mais ) dos seguintes:
1) falhas em adaptar-se às normas sociais que regem os comportamentos legais, indicadas pela repetição de atos que são motivos para prisão.
2) propensão para enganar, indicada por mentiras repetitivas, uso de
codinomes e manipulação dos outros para benefício ou prazer pessoal.
3) impulsividade ou falha em planejar o futuro.
4) irritabilidade e agressividade, indicado por brigas e agressões repetitivas.
5) desrespeito negligente pela própria segurança ou dos outros.
6) irresponsabilidade, indicada por falhas repetitivas em sustentar um trabalho consistente ou honrar obrigações ( financeiras ou morais ).
7) falta de remorso, indicado pela indiferença ou racionalização ao ter maltratado alguém ou roubado alguma coisa.
B - O indivíduo tem pelo menos 18 anos de idade.
C - Há evidências de transtornos de conduta com início antes dos 15 anos de
idade.
D - A ocorrência do comportamento anti-social não é exclusiva do curso da
esquizofrenia ou de um episódio maníaco.
- Com critérios tão claros é fácil fazer o diagnóstico de TPA durante a consulta médica?
Não é nada fácil uma vez que o portador de TPA é um mentiroso contumaz. Não existe profissional de saúde mental que não tenha sido enganado por um psicopata. Em geral têm uma boa apresentação, falam bem e são muito convincentes.
- O que pode ajudar a diminuir a enganação?
O profissional que dispõe de informações provenientes de familiares, de amigos, de registros hospitalares ou fornecidos por autoridades pode confrontar o paciente com suas mentiras, às vezes abrindo as portas para o início de uma relação terapêutica com um mínimo de sinceridade e às vezes deixando o paciente furioso e nada propenso a voltar ao médico.
- Podemos então dizer que os psicopatas criam situações clínicas difíceis?
Não existe outro grupo de transtornos mentais que seja tão interessante e tão frustrante para os clínicos. O enigma de pessoas tão hábeis para algumas coisas e tão incapazes para outras levanta questões de uma complexidade fantástica, mas a falta de continuidade nos contatos ( como veremos na parte dedicada ao tratamento ) limita muito as possibilidades de compreensão e estudo desta condição.
Todos os portadores de TPA tentam ocultar do médico os seus problemas com os relacionamentos, com a dificuldade de trabalhar e com a lei?
Não. É impossível generalizar ao falar de TPA. Cada um tem a sua peculiaridade e recursos diferentes, traduzindo a noção de um grupo heterogêneo de transtornos.
Alguns falam abertamente de seus comportamentos delinquentes e de sua dificuldade de viver. Quando abrem o seu mundo interior à inspecção ( o que ocorre muito raramente ) podemos ver uma mente estéril, dominada pelo tédio e ausência de valores e objetivos de vida. Nestas circustâncias podemos compreender, diante deste vazio, a busca desesperada de estímulos e sensações, ainda que com o risco da própria vida e mais comumente da vida dos outros.
- Qual é a causa do TPA?
Não existe uma causa única que determine o TPA. É um transtorno multideterminado o que significa que é o resultado de uma somatória de fatores.
- Quais são estes fatores?
Fatores genéticos ( os parentes em 1º grau do portador tem 5 vezes mais possibilidades de desenvolver o transtorno que pessoas da população em geral).
Fatores próprios da mente de cada indivíduo; cada pessoa tem uma conformação própria que é resultado da interação de fatores inatos com as experiências e relações de cuidados ( físicos e afetivos ) no início da vida.
Há internalizações dos vínculos primários, o que ocorre de forma diferente em cada indivíduo, determinando que cada pessoa tenha uma arquitetura interior diferente.
Fatores de ordem neurológica, que mostram alterações já bem estudadas do sistema nervoso.
Fatores de ordem social também participam. Vivemos uma época que aspira
liberdade e distância de imposições autoritárias e isto influencia o
desenvolvimento dos psicopatas. Os psicopatas interpretam a falta de normas que temos no mundo atual como licença para violentar os direitos dos outros e não como espaço para a cidadania.
- A vida familiar também influencia na TPA?
Sim. Exerce uma grande influência na formação de uma mente perturbada. Grande parte dos portadores de TPA vem de famílias muito perturbadas em que os pais, com frequência também são portadores de TPA. Muitos dos portadores foram vítimas de violência física e abusos sexuais dentro de suas próprias casas.
Por outro lado, o surgimento de um filho com as perturbações de comportamento que mais tarde se cristalizarão com TPA, tem um efeito devastador sobre a família e pais que, em outras circunstâncias poderiam ser até razoáveis, perdem o controle do processo educativo e chegam a ficar descontrolados na tentativa de realizar a educação de um filho impossível de ser educado.
- Podemos concluir que há um verdadeiro círculo vicioso na formação de novos psicopatas?
Sim. Uma pessoa agredida e tratada com violência desde cedo na vida e mais tarde desenvolvendo o TPA será um agressor violento de seus filhos e reproduzirá o inferno no qual viveu a sua infância . Em geral eles têm muitos filhos porque constituem relações de casamentos muito precoces e muito perturbados, com muitas traições, mentiras, brigas violentas e rupturas das ligações que não são profundas. Ao quebrar-se o vínculo precario o portador de TPA em geral abandona os filhos e inicia outra vez com outra pessoa o mesmo ciclo. Como não tem sentimentos de compaixão com nenhum ser humano não há problemas de culpa pelo abandono dos filhos.
A falta de sentimento de responsabilidade por seus atos faz com que eles acreditem que os filhos que eles trouxeram ao mundo são de responsabilidade
da sociedade, da qual eles não se sentem partes.

- Seria então um meio de prevenir o aumento de portadores de TPA evitar que estas pessoas tivessem tantos filhos?
Sabemos que mesmo crianças que são criadas em lares estáveis, com boas relações afetivas podem vir a desenvolver o TPA. As que se originam de famílias enlouquecidas têm poucas chances de escaparem. Orientar os portadores de TPA para evitarem a gravidez, oferecer-lhe suporte nas épocas de maior crise, quando estão saindo de casa e tentando encontrar um lugar no mundo com uma mente inadequada, é um fator de prevenção.
Estas medidas de prevenção encontram oposição em setores hipócritas da sociedade e de algumas religiões que acham que todos devem se reproduzir, em qualquer circunstância, ainda que os filhos gerados não venham a conhecer nada além do inferno da loucura, miséria e doença.
- É grande o número de portadores de TPA na nossa sociedade?
É praticamente impossível determinar na população em geral o número de indivíduos portadores de TPA. É grande a diferença de um para outro e eles se disfarçam e mentem muito. Em populações específicas, que ficam confinados estes estudos se tornaram realizáveis e são da ordem de 20% dos internados em hospitais psiquiátricos e 70% da população carcerária.
Na população em geral o número estimado é de 2 a 3%, sendo a proporção homens mulheres 3: 1.
Em resumo, não temos dados satisfatórios neste setor e não sabemos nem mesmo qual a proporção de portadores de TPA que chegam ao serviços médicos.
- Quando os portadores de TPA são punidos por desobedecer leis e violentar os direitos dos outros eles passam por modificações?
Eles não se beneficiam de punições e castigos e hoje se considera verdadeira a antiga afirmação de que portadores de TPA não aprendem com a experiência. O comportamento anti-social é repetitivo com ou sem punições.
- Os modernos métodos de investigação neurológico ajudam a esclarecer porque os portadores de TPA não aprendem com a experiência, mesmo a maioria tendo uma inteligência próxima da normal?
Os exames que se utilizam da tecnologia mais avançada como ressonância nuclear magnética, tomografias computadorizadas, tomografias computadorizadas com emissão de positrons e mapeamento topográfico cerebral entre outros, mostram uma elevada ocorrência de alterações no lobo frontal do cérebro ( a parte do nosso cérebro que controla as condutas de relacionamentos com os nossos semelhantes ) e anormalidades em áreas de controle das emoções ( daí a irritabilidade e às vezes ataques de fúria ).
O cérebro dos portadores de TPA funciona de uma maneira lentificada com pobre estimulação interna ( daí a busca de situações que criem emoções fortes, mesmo perigosas ) e são cérebros considerados como pouco amadurecidos ( dificuldade de aprendizagem, mesmo com punições ).
Um provável amadurecimento cerebral explicaria porque muitos portadores de TPA estabilizam e até diminuem a sua perturbação em sua 3º ou 4º década de vida , ocorrência que é denominada de ´´ desgaste ``.
- Como é a vida profissional de um portador de TPA?
Os que chegam a constituir uma certa carreira profissional e tem muito entrecortado por demissões, problemas com superiores, problemas com condutas ilegais e de convivência com colegas. Não chegam a postos mais elevados e constantemente têm problemas financeiros, reforçando o lado parasitário e predador deste transtorno. Outros nem isto conseguem e sobrevivem de tráfico de drogas, prostituição, roubos e sequestros.
É o que conseguem com uma mente nada sofisticada e nenhum entendimento do mundo afetivo das pessoas que têm os sentimentos normais.
Aqueles que têm uma mente mais sofisticada chegam a ter sucesso momentâneo em profissões liberais, nas atividades empresariais e sobretudo
na política. Mas é só questão de tempo para a queda. Não é possível enganar a todos o tempo todo.
- Tendo noção do que é um psicopata como podemos nos proteger de sua ação predatória?
Como um todo social tivemos nas últimas eleições uma experiência de rejeitar nas urnas predadores e enganadores notórios, mostrando que o conhecimento das práticas destes indivíduos traz a rejeição e a consequente proteção.
No nível individual devemos ter mais observação e conhecimento das pessoas que nos cercam ( os psicopatas sempre fazem referência à ingenuidade das vítimas de seus golpes ). Só a prevenção funciona, uma vez caimos em um golpe não há como revertê-lo. Quando convivemos com pessoa que não tem nenhuma identificação com os sentimentos e valores humanos só a distância e limites pode representar a proteção.
- Com tantos psicopatas gerenciando negócios e empresas como não ser vítima?
O grande recurso é a informação .
Uma empresa que é dirigida por um psicopata vai cometer muitas falhas que irão para os órgãos de defesa do consumidor e de imprensa.
Se você lê jornais não comprará um apartamento de uma construtora que usou areia do mar em suas obras, matando, desabrigando e lesando inúmeras pessoas. A informação protege e a distância dos psicopatas e seus ´´negócios `` também.
O único temor dos psicopatas é serem denunciados. Uma vez conhecida a sua maneira de agir o jogo acaba.
- Porque os portadores do TPA não temem a justiça?
Não a temem porque não têm as emoções normais de um ser humano.
Quando envolvidos em questões legais assistem com indiferença os processos, como se não tivessem envolvidos.
Quando adquirem muito dinheiro com sua atividade predatória, usam estes recursos para escapar das consequências de seus atos, além de grandes promessas de mudança e arrependimento que às vezes sensibilizam os encarregados da justiça.
Quando não têm recursos financeiros e são condenados isto não tem importância. Vão para a prisão onde eles organizam facções criminosas, usam e vendem drogas, recebem entregas de alimentos e ´´ visitas íntimas ``. Eles não se sentem nada penalizados e a única coisa que eles temeriam fica muito afastada deles: o trabalho.
- Há tratamento para estes transtornos?
Os tratamentos para o TPA na maioria das vezes resultam em nada. O emprego do psicofármacos é limitado pelo risco de dependência e as psicoterapias dão pequeno resultado , em função de que os pacientes têm uma mente limitada que não aprende com a experiência. As mudanças que podem ocorrer são muito pequenas e ocorrem em prazos muito longos. Poucos pacientes e terapeutas conseguem esperar que isto ocorra, e há um grande desestímulo neste setor. Muitos terapeutas rejeitam os pacientes com esta condição.
- Então é muito pouco o que pode ser feito em termos de tratamento?
Com esta perspectiva tão limitada às vezes o tratamento consegue ajudar a um ou outro portador de TPA a deixar álcool e drogas, o que já é um beneficio.
É função do terapeuta orientar os familiares que terão que conviver sempre com o portador de TPA como minimizar o efeito destrutivo desta patologia. É muito importante que os pais não neguem os problemas de conduta que um filho comece a apresentar, coloquem limites e procurem ajuda para lidar com o problema.
A intervenção precoce tem mais possibilidade de ajudar a obter alguma melhora do que quando o problema já está consolidado ( após a idade de 18 anos ).
- Como poderíamos resumir o tema que foi estudado nesta publicação?
Os aspectos essenciais do estudo do TPA ( psicopatia ou sociopatia ) são:
um transtorno de natureza crônica que inicia-se como transtorno de conduta em torno de 15 anos e consolida-se como TPA aos 18 anos.
Atinge mais homens do que mulheres, tem componentes genéticos, familiares, neurológicos e sociais. O número de seus portadores aumenta muito na sociedade atual.
Os portadores de TPA tem uma inteligência média e alguns são muito inteligentes. Usam muito os recursos verbais e são muito convincentes nas suas argumentações.
Tem alterações no lobo frontal ( a parte do cérebro que controla o relacionamento com as pessoas ) e nos circuitos que controlam as emoções. Estas alterações fazem com que sejam agressivos, irritadiços e estabeleçam relações muito perturbadas.
Muitos cometem crimes violentos ( a maioria não ) e são conhecidos os casos de matadores em série, terroristas e líderes do crime organizado. Uma parte dedica-se a atividades predatórias do ser humano, tendo a enganação como elemento essencial.
As possibilidades de tratamento são limitadas pois os portadores de TPA não estabelecem vínculos firmes e duradouros e não aprendem com a experiência.
Quando punidos não aprendem com a experiência, voltando a cometer crimes e violar os direitos dos outros.
Não sentem culpa com os atos anti-sociais que cometem e sempre têm explicações e racionalizações. Às vezes chegam a dizer que ´´ matei por amor ``. São pessoas extremamente frias e calculistas. Colocam nos outros ( projetam ) aspectos detestáveis da sua mente e sentem uma espécie de triunfo e grandiosidade quando enganam ou agridem alguém.
As medidas de prevenção não são muitas e consistem em ajudar aos portadores a não se reproduzirem com o excesso que lhes é peculiar, com medidas de apoio.
A nível individual a proteção é o conhecimento e boa observação das pessoas com os quais convivemos e com quem fazemos transações comerciais.
A sociedade como conjunto pode escolher melhor os políticos que vão representá-la eliminando os predadores velhacos.

Extraido da Internet

São Paulo, 18 de novembro de 2002
Dr. Osvaldo Lopes do Amaral
Diretor Clínico do INEF

Psicopatas.


A Psicopatia, também conhecida como Sociopatia, tem sido associada ao protótipo do assassino em série, porém, nem todos os assassinos são psicopatas e nem todos os psicopatas chegam a ser assassino, ou mesmo fisicamente violentos!
Importa desmistificar esta ideia, porque podemos estar a lidar diariamente com um psicopata, sem termos a noção que aquela pessoa está realmente doente e que afinal, todas as intrigas, confusões, desacatos, mentiras e mau-estar causados pelo mesmo, não são apenas fruto de “mau feitio”. Há pessoas que só se apercebem que têm lidado de perto com um psicopata, momentos antes de uma fatalidade lhes acontecer, nomeadamente o seu homicídio.
Embora esta doença seja mais comum no homens, também é possível encontrar mulheres sociopatas.
Os primeiros sinais começam a tornar-se mais evidentes a partir dos 15 anos de idade, embora se possam reconhecer algumas atitudes que apontem neste sentido em idade mais tenra. Eis então os sintomas principais que um psicopata apresenta:
- Ausência de Culpa: Nunca sente arrependimento, nem remorsos. Os outros é que são os culpados de tudo o que acontece de mal e vive com a certeza absoluta que nunca erra, nem errou. Não teme a punição por ter a certeza que tudo o que faz tem um propósito benéfico, (para ele, claro!), embora tenha a noção de que os seus actos são anti-sociais.
Quando é denunciado, recusa a reabilitação ou qualquer tratamento e na impossibilidade de fugir, simula uma mudança de carácter, para mais tarde voltar aos padrões comportamentais que lhe são característicos e até, vingar-se de quem o tentou ajudar!
- Mestres da Mentira: Para eles a realidade e a ilusão fundem-se num só conceito pelo qual regem o seu mundo. São capazes de contar uma mentira como se estivessem a descrever detalhadamente uma situação real. Não mentem apenas para fugirem de uma situação constrangedora, mas pura e simplesmente porque não sabem viver sem mentir.
- Manipulação e Egoísmo: Não tem a noção de bem comum. Desde que ele esteja bem, o resto do mundo não lhe interessa. O psicopata é um indivíduo extremamente manipulador que usa o seu encanto para atingir os seus objectivos, nunca pensando nas emoções alheias. Não reconhece a dor que provoca nos outros e por isso, usa as pessoas como peões, objectos que pode pôr e dispor conforme lhe convêm. Manifesta facilidade em lidar com as palavras e convencer as pessoas mais vulneráveis a entrarem no “jogo” dele.
Querem controlar todos os relacionamentos, impedindo que familiares e amigos confraternizem paralelamente, sem a sua presença. Para tal recorrem as esquemas, intrigas e claro, ao seu charme para se fingir amigo.
- Inteligência: O QI costuma ser acima da média. Há casos de psicopatas que conseguem passar por médicos, advogados, professores, etc, sem nunca terem frequentado uma universidade! São peritos no disfarce, excelentes auto-didactas e fazem-no na perfeição.
- Ausência de Afecto: Não são pessoas afectuosas com o próximo e enquanto pais, não são do género de “dar colo” aos filhos. Usam os filhos como “marionetas”, em função dos seus próprios interesses, não respeitando as suas escolhas, quer a nível pessoal, quer profissional! Baseia os seus “métodos educativos” na humilhação e chega a ser totalmente negligente para com os seus.
- Impulsivo: Devido ao défice do superego, não consegue conter os seus impulsos, podendo cometer toda a espécie de crimes, friamente e sem noção de culpa. Costuma fintar até o teste do polígrafo, porque o seu ritmo cardíaco não se altera quando profere mentiras e nem quando comete crimes.
- Isolamento: Gostam de viver sós e quando vivem com outros, querem liderar o grupo, mesmo que para isso destrua uma família inteira.

Daniela Mann on Set 24, 2008 in Amar-Ela
Texto Extraido da Internet

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Fidel Castro, Hugo Chaves & Cia Ltda...


Tenho uma cisma muito grande de quem cultua a imagem de Fidel Castro atrelada a Imagem de Che Guevara...
Estudantes Universitários adoram usar camisas com estampas de Che Guevara,o qual penso eu, morreu inutilmente pela "Revolucion" pregada por Fidel, com uma ideologia de Igualdade,Liberdade e Democracia...
Democracia,o cacete...O cara instituiu uma Ditadura cruel..e eu estranho mesmo porque alguns politicos tais como Lula o cultuam,admiram e respeitam...
Na esteira de Lula, alguns outros intelectuais e artistas metidos a besta...
Pelo que eles falam e pregam, Cuba deve ser muito legal...Acho que aqueles que defendem Fidel e o "Way of life from Cuba" deveriam ir lá morar, mas não o fazem.
Deveriam ir.
Fidel é um assassino cruel. Todo mundo sabe disso. Por que cultuam assassinos ?
Tenho uma teoria, e hoje, analisando bem a conduta e o carater de Fidel Castro ao longo desses anos todos, de que Fidel deve ter planejado e muito bem a morte de Che Guevara,porque ele sim era um cara muito bem preparado (medico), relacionava-se bem com as pessoas e tinha carisma...
Acho que em certo momento,chegou a ser uma sombra para ex-democrata Fidel que com todo o seu egoismo,quis reinar sozinho e perpetuamente na "Isla" ,como de fato o fez...
Acho que se Che Guevara não tivesse sido assassinado, a história seria outra bem diferente...
Quem gostar desse tipo de regime, que se mude para "La Isla" ou então que deixe de falar besteira.

Autor: João Bryto.

Colirio do dia: Pretty Baby


Uma coisa linda dessas é tudo de bom nessa vida...
Como dizia um sábio matuto do sertão: "Mulher feia e jumento, só quem procura é o dono"...
Em tempo: O nome dela é Armelle Gossuin, 22 aninhos..., Francesinha, talqualmente a Belissima BB (Brigitte Bardot).
E Deus, reinventou a mulher...

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Chico Corninho e o Emprestimo Compulsório...

Um cara de uma financeira ligou para a mãe de Chico,a D. Eleonora oferecendo dinheiro emprestado...Chico tava em casa e sua mãe "passou" a ligação pra ele...
Então...o cara ofereceu R$ 10.000,00 "emprestados" com um jurinho de matar de inveja qualquer um dos 09 Cartões de Crédito que Chico já possui..., em nome da mãe é claro...
No instante que o cara da financeira falou que podia "liberar" R$ 10.000,00 na hora, os olhos de Chico começaram a piscar igual as luzes das árvores de natal...
Chico quase teve um orgasmo...Suou frio...Na sua frente passou um filme dele dirigindo um "Carrinho Usado" com um CD player, pelicula escura nos vidros...e ele Chico, todo prosa...O Povo de Sinhaberim ia morrer de inveja dele...
Chico tava feliz...
D. Eleonora, toda inocente perguntou:
- Meu Filho, que negócio é esse de "Compulsório" ?
Chico respondeu:
- Mãe é um negocio legal que o Banco faz com os aposentados, pra ajudar na renda...
A mãe disse:
- Tá bom meu filho... sendo coisa boa assim pra aposentado, melhor, né ?
- Porisso que eu votei em Lula pra Presidente, completou Chico.

Autor: João Bryto

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A Natal que eu curti...

Era legal descer a ladeira do sol depois das 24:00 hs chegar no bar do "bolivia" e tomar uma brahma gelada com bolinhos de bacalhau fritos na hora...depois mais alguns metros dali, lá no Bar "Casa Velha" curtir uma musica da MPB da melhor qualidade ou um "Reggae"...
Quem tocava lá nessa época (Anos 80) era Pedrinho Mendes e Sueldo Soares...Tinha outros caras muito bons...mas esses dois ai foram nossos amigos de infância lá do Barro Vermelho...e a gente prestigiava...
Lá na Vila de Ponta Negra, tinha Cleudo cantando "Lua Cigana"no bar "Bodega da Praça"...
Tudo isso numa Paz e Tranquilidade incríveis...
Sabia-se e conhecia-se (quase) todos os "maconheiros" e "pintas" de Natal...
Não tinha essa droga pesada (crack, cocaina...), misturada com assaltos a farmácias, lojas de conveniencias, postos de combustiveis, onibus urbanos, residencias, casas de praia... não...Tudo era mais "light", mais humano...
Podia-se caminhar nas ruas curtindo as madrugadas da Cidade do Natal...sem correr perigo de ser assaltado ou coisa parecida...
Quase todo mundo se conhecia...
Todo mundo sabia quem eram os "pintas" e "maconheiros" de Natal de cór e salteado... ou então quem era Viado, Sapatão e Puta...
Numa boa.

Pastor João e a Igreja Invisivel (Autores: Raul Seixas e Marcelo Nova)

Pastor João e a Igreja Invisível (Autores: Raul Seixas e Marcelo Nova)

Eu não sei se é o céu ou o inferno
Qual dos dois você vai ter que encarar
E foi pra não lhe deixar no horror
Que eu vim para lhe acalmar
Se o pecado anda sempre ao seu lado
E o demónio vive a lhe tentar
Chegou a luz no fim do seu túnel, minha filha
O meu cajado vai lhe purificar
Pois eu transformo água em vinho,
Chão em céu, pau em pedra, cuspe em mel
Pra mim não existe impossível
Pastor João e a igreja invisível
Para os pobres e desesperados
E todas as almas sem lar
Vendo barato a minha nova água benta
Três prestações, qualquer um pode pagar
O sucesso da minha existência
Está ligado ao exercício da fé
Pois se ela remove montanhas
Também traz grana e um monte de mulher.
Pois eu transformo água em vinho,
Chão em céu, pau em pedra, cuspe em mel
Pra mim não existe impossível
Pastor João e a igreja invisível
Haa! Pastor João e a igreja invisível

Raul Seixas, um cara "iluminado", sacou o lance do Charlatanismo já na década de 70...e expressou isso muito bem na Letra da Musica acima.
O fato é que os charlatões se multiplicaram pelos quatro cantos do Pais e do mundo...
A coisa está desenfreada mesmo...Tem Igreja de tudo quanto é tipo e para todos os gostos...
"Tô pensando em mudar de ramo...esse negócio de religião dá muito dinheiro"...(Frase do Filme "O Auto da Compadecida" )
O tema é super atual, bem como é sempre contemporanea as intervenções e opiniões dos verdadeiros "Genios Iluminados e Cultos" , formadores de opiniões.

domingo, 13 de setembro de 2009

"Edir Macedo é um dos caras mais inteligentes do País..."

Edir Macedo é um dos caras mais inteligentes do Brasil...Nem Silvio Santos, nem Roberto Marinho..., ninguém...Ninguém barra Edir Macedo...”
Essas afirmações me foram ditas por um outro cara também inteligente que conheci por ocasião de uma viagem do ônibus Fortaleza –Natal...Trata-se do Jornalista José Everardo Sobral Ramos que realiza eventos/feiras sobre petróleo e gás...
Nunca tinha me ligado nisso, mas depois dessa conversa com Everardo, isso não me saiu da cabeça de jeito nenhum.
É verdade sim.
Ele enricou por puro talento mesmo..talento de vendedor, de falso pregador, de ator...
O fato é que ele hoje é um milionário reconhecido mundialmente..
Cai na rede dele quem quer...Vai quem quer... Como tem "neguinho" com medo de "ir pro inferno ou conseguir alguma benção...
Teve um cara que falou que se "Jesus Cristo é o caminho, Edir Macedo é o pedágio"...
Pedágio caro.
O cara conseguiu "juntar" muita grana mesmo em pouco espaço de tempo...aproveitou a "brecha" na legislação (templos religiosos são isentos de impostos) e pimba ! Eureka !
O homem é bom no que faz...
Tem cara que empenha até a alma...Tem cara que perde tudo...Bom, mas o fato é que Edir Macedo chegou lá...aquela vozinha manhosa em tom baixo que ele faz quando prega aos domingos , aquilo lá é pura psicologia...Um baixo tom de voz prende muito mais a atenção em um ambiente silêncioso/sem barulho do que uma gritaria...
Edir Macedo é um cara super ultra mega assessorado pelos melhores profissionais da área tais como psicólogos, ,orientadores, administradores e os melhores profissionais de marketing do Brasil.
Senão fosse assim, não teria chegado aonde chegou.
Edir é um grande vendedor e, dizem por ai, o cara só vira Bispo se tiver sido vendedor de papeis (consorcio,seguro,plano de saúde, loteamento..) porque esse tipo de Profissional é que é o bom...o que tem papo, conversa e tem muito argumento...
O "Vendedor de Papeis" tira Leite de Pedra literalmente.
Eu fui "Vendedor de Papeis" e sei como é...
Não sou advogado do Edir Macedo não, mas acho que tem muito mais coisa importante sendo nociva a nossa sociedade como o Tráfico de Drogas, O Crime Organizado, A Prostituição Infantil, A fome, A miséria e os Politicos..principalmente os Politicos. E esse Senado Podre.
Edir Macedo descobriu o caminho das pedras.
Tem muita gente morrendo de inveja dele por ai.
Meu amigo Jornalista está certíssimo.
Edir Macedo é um cara inteligente sim, mesmo que muita gente o deteste.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Chico Corninho e a traição (quase) mortal...Um castigo de torar.

Por essa Chico não esperava...Doeu demais...Foi como levar uma facada no coração e ficar olhando o sangue escorrer...Uma facada dessas doeria menos...O que "aquela mulher" fez com Chico Corninho foi demais...Chico não merecia. Não tem cabimento um negócio desses...
A casa de Chico era frequentada por varias pessoas...Primos, Cunhados, Irmãos, alguns amigos e muitas amigas da sua esposa...
Chico achava legal, porque tinha sempre alguém almoçando, tomando um café, conversando e jogando conversa fora...isso era a parte boa...se relacionar com parentes e amigos, afinal amizade é tudo...Porém Chico passava quase todo o dia na Loja de Ferragens trabalhando de balconista...só ia em casa ao meio dia, tomar um banho, almoçar e tirar uma soneca rápida...
Nunca desconfiou....se tivesse sido com um homem, ele se conformaria...
- Mas você me corneou com a Gracinha, sua melhor amiga ? E ainda foi morar com ela?
- E agora...todo mundo vai pensar que eu sou gay porque minha mulher virou sapatão !

Autor: João Bryto

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

sábado, 5 de setembro de 2009

Claudio Barrão e o trabalho.

Claudio Barrão foi pedir a mão da noiva em casamento...
O Pai da noiva era ignorante, bruto...mais grosso do que “papel de enrolar prego”.
Claudio sabia da fama e da grosseria do sogro...alias, o sogro não o conhecia mas
não ia lá com a cara do Claudio Barrão...Disseram a ele que o genro nunca tinha trabalhado nessa vida...
Chegou o dia e Barrão foi conhecer o sogro e pedir a mão da noiva.
Segundo seu melhor amigo, Ribas que estava presente ao pedido, no meio da conversa pintou o seguinte diálogo:

- Seu Claudio, o Sr. faz o que da vida ?
- Eu não faço nada, já compro tudo feito...

- E como o Sr .pretende sustentar a minha filha ? O Sr. trabalha, ganha dinheiro ?
- Trabalho muito pouco. Quem trabalha muito, não tem tempo de ganhar dinheiro...

Autor: João Bryto

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Profissionais Idealistas.

Continuando falando sobre as "mudanças" no carater, na personalidade e na ideologia de então jovens e promissores idealistas, fico pensando nos vetores que causam tamanha mudança de discurso, ou então nem mudança, mas sim uma "aceitação" de todo o tipo de relação (leia-se negociação) com pessoas de correntes ideológicas completamente diferentes...
O Cantor/Compositor Belchior trata muito bem isso na sua Canção "Os Profissionais":

Onde anda o tipo afoito que em 1-9-6-8
Queria tomar o poder?
Hoje, rei da vaselina,
Correu de carrão pra China,
Só toma mesmo aspirina e já não quer nem saber.
Flower power! Que conquista!
Mas eis que chegou o florista cobrou a conta e sumiu...
Amor, coisa de amadores
Vou seguir-te aonde f(l)ores!
Vamos lá, ex-sonhadores,
À mamãe que nos pariu!
Oh! L'age d'or de ma jeunesse!
Rimbaud, "par delicatesse
J'ai perdu (também!) ma vie!"
(Se há vida neste buraco Tropical, que enche o saco
Ao ser tão vil, tão servil!)
E então? Vencemos o crime?
Já ninguém mais nos oprime
Pastores, pais, lei e algoz?
Que bom voltar pra família!
Viver a vidinha à pilha!
Yuppies sabor baunilha
Era uma vez todos nós!
Dancei no pó dessa estrada...
Mas viva a rapaziada
Que berrava: "Amor e Paz!"
Perdão, que perdi o pique...
Mas se a vida é um piquenique
Basta o herói de butique
Dos chiques profissionais.
I have a dream...
My dream is over!(Guerrilla de latin lover!)
Mire-se o dólar que faz sol
Esplim, susexo e poder,
Vim de banda e podes crer:
"Muito jovem pra morrer
E velho pro rock ‘n' roll!"

Então os Ex idealistas, tornaram-se"profissionais" e como se sabe "profissional" joga no time que paga mais, beija o "escudo/emblema" do time quando aparece pela primeira vez na TV dando entrevista e tudo bem...mesmo que mudem de time de futebol ou de partido politico, irão sempre defender as cores do seu novo clube (por mais grana é claro), sem levar em conta que o seu time de coração (ou ideal) seja seu próprio adversário.