domingo, 18 de abril de 2010

Passagem do Escritor/Aviador Antoine de Saint Exupéry por Natal RN..


Na sombra do Baobá
Natal esteve na rota de viagem do autor de “O Pequeno Príncipe”
Muitas histórias cercam a passagem do escritor e piloto francês Antoine Saint-Exupéry por Natal. Na verdade, não contam só histórias do célebre autor do clássico infanto-juvenil “O Pequeno Príncipe” na capital potiguar, muitas lendas também circulam sobre a possibilidade do episódio nem ter acontecido realmente. Porém, há registros irrefutáveis que comprovam a intensidade de sua visita na esquina do continente – uma vez que Saint-Exupéry trabalhava como piloto do correio aéreo.
O assunto volta à tona com o lançamento dos livros “O pequeno Príncipe me disse” e “Antoine de Saint-Exupéry – A história da história”, lançado dia 22 de março de 2009 em São Paulo pela escritora e pesquisadora Sheila Dryzun. Como se não bastasse a visita do francês no final da década de 1920, a escritora vem apresentando o resultado de seu trabalho ao lado de François d’ Agay, 84 anos, sobrinho do autor do Pequeno Príncipe – François participou de uma conversa dia 6, na Aliança Francesa de Natal (praça Cívica, Petrópolis) sobre seu tio, os livros de Dryzun (que também estará por aqui), e a relação do parente famoso com Natal. O sobrinho também pretende conhecer o baobá da avenida são José..
O evento foio promovido pelas Secretarias Municipais de Comunicação Social, de Turismo e Fundação Capitania das Artes. “Não podia haver melhor ocasião para darmos início às comemorações do ano da França no Brasil na nossa cidade”, disse o jornalista Paulo Araújo, secretário adjunto da Secom e responsável pelo convite à François e Sheila Dryzun. “O Pequeno Príncipe é uma obra que marcou diversas gerações de leitores no mundo todo, e nós em Natal temos essa ligação geográfica e afetiva com Saint-Exupéry. Bom ouvir do próprio sobrinho o que ele pensava do Brasil”, completa Paulo.
Os indícios
Sobre Natal, Saint-Exupéry relembra inspirado em seu livro o contato que teve com o baobá – árvore de origem africana que existe em algumas cidades, como Natal — aqui está localizada na avenida São José, em Lagoa Nova e há ainda outro baobá no caminho de Nísia Floresta. “Exupéry foi entrevistado (na década de 1920) por Nilo Pereira, escritor de Ceará Mirim, e o fotógrafo Rocco (descendente de italianos) foi autor das fotografias da época. Também há depoimento sobre sua visita ao professor Luís da Câmara Cascudo, a quem, inclusive, pediu um livro emprestado”, disse o escritor, poeta, presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras, advogado e proprietário do terreno onde está o baobá, Diógenes da Cunha Lima.
AS OBRAS
“O Pequeno Príncipe Me Disse”
O livro traz o depoimento de 37 personalidades brasileiras que já leram o clássico de Exupéry, como Rita Lee, Luana Piovani, Washington Olivetto, Fernando Meirelles, Tom Zé, Luis Fernando Veríssimo, entre outros. O convite para participar do livro foi feito de maneira inusitada. Cada personalidade recebeu uma mensagem numa caixa, onde um envelope lacrado guardava uma frase de “O Pequeno Príncipe”, pedindo que comentassem a influência da obra de Saint-Exupéry em suas vidas. O resultado foram depoimentos que deixaram transparecer a simplicidade e sabedoria infantil e as memórias dos tempos de criança. “É como se fosse um mutirão poético, costurando a história de uma forma nova”, diz Sheila. Esses depoimentos são ilustrados com fotos destas pessoas na infância e desenhos que raramente puderam ser utilizados em outras publicações: as aquarelas de autoria do próprio Saint-Exupéry.
A HISTÓRIA DE UMA HISTÓRIA
Antoine de Saint-Exupéry: A História de Uma História”. O conteúdo da obra foi sendo revelada durante a pesquisa, quando a autora esteve na França para estudar a vida de Saint-Exupéry e encontrou o sobrinho do escritor, François d´Agay, atualmente com 84 anos. Ao longo da jornada pelo velho mundo e pelo deserto do Saara, ela recolheu cerca de 600 imagens do escritor, além de documentos, registros da época e recortes de jornal. Com este vasto material em mãos, traçou breve biografia de Saint-Exupéry, cujo fio condutor são frases da sua célebre obra; além de apresentar curiosidades sobre sua passagem e relação com o Brasil.

Fonte: Tribuna do Norte 27.07.2009
Reportagem:Yuno Silva.
Foto: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário