sábado, 29 de maio de 2010

O Estádio Machadão vai ser tombado mas não demolido.


Demolição ganha outro obstáculo.
Enquanto trabalha para apresentar a FIFA, dentro dos próximos 30 dias, as garantias financeiras para construção da Arena das Dunas, que servirá de palco para os jogos da Copa de 2014, em Natal. O secretário especial de Assuntos da Copa no RN, Fernandes Fernandes, vai se deparar com um novo problema. É que o artista plástico Eduardo Alexandre deu entrada ontem na Fundação José Augusto (FJA) com um protocolo solicitando o tombamento do Machadão. Caso o processo seja aceito, impedirá a demolição do estádio.
Eduardo Alexandre disse ter protocolado o pedido de tombamento do Machadão por acreditar que o estádio faz parte do acervo histórico do estado e que não pode ser demolido pela simples vontade de uns poucos que estão dispostos a se render ao poder especulativo do capital.
Fonte: Trecho da Reportagem da Tribuna do Norte 29.05.10
Foto: Internet

Esse Artista Plástico, o Sr. Eduardo Alexandre merece os parabéns de toda a população "normal" e sensata da cidade do Natal. É uma ação muito pertinente e oportuna também. Precisamos descartar logo essa loucura de se demolir o património histórico e cultural da nossa cidade. Sómente aqui em Natal é que se destroi sem nenhum constrangimento nossos monumentos e a nossa história. Uma vergonha.
Está na hora da sociedade civil resgatar os anseios e desejos fundamentados na razão e na lógica.
Texo Final: João Bryto.

2 comentários:

  1. "Esse Artista Plástico, o Sr. Eduardo Alexandre merece os parabéns de toda a população "normal" e sensata da cidade do Natal."

    Será que sou anormal?

    Ou será que só Eduardo ALexandre, o blogueiro e mais 3 ou 4 pessoas dessa cidade são normais?

    O Machadão ou Castelão, como era chamado, não fica em pé por mais 5 anos.
    Tombar o que? O que já está praticamente tombado? Caido? Desmantelado?

    Pra quem nunca foi lá é ótimo. Pra quem é frequentador dos jogos aquilo é um estádio terrível. Não funciona banheiro, entradas, o estádio não tem cadeiras, é terrível.

    Já foi lá alguma vez?

    Aquilo deve ser derrubado e construído outro sim, pois se não vamos fgazer uma reforma de 2 em 2 anos e continuar até que ele caia.

    Julio Cesar Pimenta

    ResponderExcluir
  2. ahh querido Júlio,
    sinto muito... mas geralmente prédios e acervos que são tombados como patrimônios estóricos encontram-se (infelizmente)a maioria nessas condições.
    Se vc acha q isso é um argumento sólido para não tombá-lo, vc está bem enganado.
    O que temos que cobrar da prefeita e do governo do estado é uma reforma de vergonha no estádio.. não maquiagem aqui e tapa buraco ali.
    Porra de arena das dunas. Eu quero é comviver com um passado da cidade que eu vivo, tendo orgulho dele, e não almejando cegamente cada vez mais destruir em nome da vça ilusão da melhoria da economia e turismo do estado.

    Chiara

    ResponderExcluir