sexta-feira, 2 de julho de 2010

Antiga Escola de Aprendizes e Artifices Natal RN


O prédio, localizado na avenida Rio Branco, abriga exposições que proporcionam aos visitantes um retorno ao passado.
Localizado em uma das principais avenidas da cidade, as novas instalações do antigo prédio da TV Universitária desde setembro vêm despertando a curiosidade de quem passa pelo centro de Natal. A construção, hoje denominada Campus Avançado de Cidade Alta, é ligada ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e atualmente abriga exposições permanentes e temporárias, consistindo em um verdadeiro mergulho à memória de quem decide deixar-se envolver com a visita.
O prédio do atual Campus Avançado da Cidade Alta já foi sede da Tv Universitária, da Escola de Aprendizes e Artífices e do Liceu das Artes.
Embora poucos tenham sido os que se dispuseram a deixar suas marcas no livro de assinaturas do Campus Avançado, a visita é gratificante. À esquerda do saguão de entrada, encontra-se a exposição “De escola de artífices a Instituto Federal: 100 anos transformando gerações”, que tenta reconstruir, através de fotos, vestimentas e outros documentos, um pouco da história centenária do IFRN. O clima de nostalgia é certeiro e envolve aqueles que tiveram suas vidas entrelaçadas pelo longo percurso da instituição.
Vestimentas e outros documentos compõem o acervo histórico da instituição.
IFRN divulga atividades para o Campus Avançado em 2010
Mas os planos para o prédio envolvem mais do que um simples espaço para exposições. Segundo Lerson Fernandes, diretor do Campus Avançado da Cidade Alta, em 2010 serão ofertados os seguintes cursos de extensão, com inscrições previstas para fevereiro: Dança, Iniciação Teatral, Iniciação à Pintura, Canto, Técnica de Conservação e Restauração e Patrimônio Histórico de Natal. O local abrigará também os cursos superiores de Produção Cultural e Gestão Desportiva e Lazer, além dos cursos técnicos de Guia de Turismo e Organização de Eventos Comunitários.
O espaço continua aberto a visitação, de segunda a sexta, das 9h às 18h, com acesso gratuito. E neste fim de ano, fica a certeza de que se o local contar com envolvimento dos estudantes, aliado a uma boa administração, o Campus Avançado tem tudo para se tornar um importante espaço de confluência artística e cultural da nossa cidade.

Fonte: Agencia Fotec 14.12.2009
Reportagem:Diana Coelho
Foto: Fotec

Nenhum comentário:

Postar um comentário