sábado, 4 de setembro de 2010

Chanana: Flor simbolo da Cidade do Natal.


Turnera ulmifolia L.
Flor-do guarujá, Turnera, Albina, ou popularmente conhecida pela cidade de Natal, no Rio Grande do Norte por Chanana, a Turnera ulmifolia L. é uma planta da América tropical com potencial ornamental, por suas flores e folhagem atrativas, que ocorre naturalmente em pastagens, pomares, beira de estradas, carreadores e terrenos baldios. Apesar de ser rústica e, provavelmente, exigir tratos culturais simples, ainda não possui informações suficientes que permitam a definição de técnicas visando o seu cultivo.
Da família Turneraceae com provável origem da América Tropical, incluindo o nordeste brasileiro, a Turnera ulmifolia é uma herbácea perene, de 30 a 50 cm de altura, de florescimento vistoso. Flores branco-amareladas ou amarelas, formadas no decorrer do ano todo, que se abrem no período da manhã (em Natal, das 6 horas à aproximadamente 11 horas). Na variedade hortícola “Elegans” as flores são marrom-arroxeadas na base.
Ela é uma planta que não tolera geada apesar de sua rusticidade. Popularmente é cultivada a pleno sol, em jardineiras ou em grandes maciços, mesmo em terra pobre. Multiplicando-se muito facilmente por estacas e sementes que germinam espontânea e facilmente, a ponto de ser considerada como planta invasora de solos cultivados. Propagando-se sozinha por toda a cidade de Natal.
Turnera ulmifolia, é amplamente distribuída desde as Guianas até a região Nordeste do Brasil. Alguns gêneros são utilizados como antinflamatório, antidepressivo e calmante, pela produção de substâncias aleloquímicas, que são muito utilizadas na medicina popular. O estudo e a identificação dos seus microrganismos endofiticos torna-se importante pelo seu potencial biotecnológico para aplicação na agricultura e na medicina.
A Turnera ulmifolia, chanana, foi indicada por Diógenes da Cunha Lima para ser símbolo poético de Natal. Em seu discurso alusivo ao Dia do Bibliotecário, dia 12 de março, o poeta e homem da lei, apontou os motivos para a indicação: persistência, resistência, beleza e fortaleza. Assim é a Chanana. Assim é Natal. Uma cidade que resiste aos desmandos do poder e apesar de tudo continua bela. Não desiste de lutar e acreditar que um dia será uma cidade mais humana, com melhores condições para seus habitantes. Uma cidade que é favorecida pela natureza. Uma cidade mulher pela sinuosidade de suas formas, nas palavras do orador.
Prof. Dr. Magdi Ahmed Ibrahim Aloufa
Fonte: Site Semurb
Foto: Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário