domingo, 24 de outubro de 2010

Água Mineral com Nitrato no RN.

É fato, mas as envasadoras de águas minerais do nosso Estado não mostram claramente as concentrações de Nitrato de suas fontes  nas etiquetas de suas embalagens. Já procurei em algumas e não achei.
Segundo estudos e analises químicas feitos através do trabalho de NOBREGA, ARAÚJO E SANTOS (2008). Acesse o link e veja gráficos, mapas e tabelas: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/221/159) a situação mais crítica são das fontes contaminadas por nitratos localizadas nos municípios de Extremoz, Macaíba e Parnamirim / RN.
Esse trabalho foi realizado em 2008 quando existiam 14 Industrias autorizadas ao envasamento. Hoje o número está maior.
Um outro estudo realizado e mais detalhado na Região Urbana de Parnamirim foi apresentado no 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental ARAÚJO, FONSECA, FIGUEIREDO, VALE E VASCONCELOS (2004) revela um quadro ainda mais assustador, aonde a contaminação por nitrato ocorre nos bairros Boa Esperança, conjunto Parnamirim II, Primavera, Liberdade, Monte Castelo e Nova Parnamirim, tanto em amostras coletadas em poços particulares como na rede de distribuição. Acesse o link e veja gráficos, mapas e tabelas http://www.bvsde.paho.org/bvsacd/abes23/I-112.pdf
O mais estranho nisso tudo é que a imprensa não divulga com a importância que se devia, ao fato que águas minerais comercializadas também estão contaminadas por nitrato.
Parece até que são águas de aqüíferos diferentes, porquanto a maioria se origina da nossa velha e conhecida “formação barreiras”. A imprensa de uma maneira geral só informa as contaminações nas águas tratadas pela CAERN quando na verdade, muitos Poços Tubulares (PT) possuem níveis de nitratos aceitáveis e além do mais a CAERN informa os teores de nitrato explicitamente, nas contas de água.
Em Nova Parnamirim , PT 10 (NP) por exemplo o teor é de 2,4 mg (sendo plenamente aceitável até 10 mg). A população com medo ou desinformada fica comprando água mineral à um preço exorbitante em garrafão.
É preciso que se esclareça de uma vez por todas que com a nova adutora da lagoa do Jiqui os níveis de nitrato já estão caindo e que também com o funcionamento da ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) localizado no Baldo, livrará nossos aqüíferos da contaminação por através das fossas sépticas em 18 bairros (salvo engano).
Segundo declarações da própria Rosalba Ciarlini  (récem eleita) ela quer ser lembrada no futuro como a “Governadora do Saneamento”. Tomara, porque isso já é caso de saúde pública.
Por fim, houve um “aumentozinho” de 30% nesse último mês passado (Setembro 2010) nos preços dos garrafões de água mineral e isso deve ter sido devido à inflação 30% no período de 01 ano, aos aumentos no preço do óleo Diesel, Gasolina e Álcool , também na ordem de 30 %, sendo vendidos (Garrafão de 20 Litros) à um preço altíssimo : R$ 4,50 as “ melhores e mais afamadas” e R$ 3,50 as menos famosas.
Ganharam mercado e agora estão deitando e rolando ?
Que aumento absurdo é esse ? 30% !
É preciso que o MP Estadual reveja esse aumento abusivo de 30% , sem um explicação plausível e lógica.

Texto: João Brito
Foto: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário