segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Saneamento Básico x Qualidade de Vida

Ninguém vê, porque no caso do Saneamento Básico as tubulações de águas e esgotos estão sob a terra e acima dela as ruas, avenidas, canteiros, jardins, enfim toda a parte cenográfica das cidades...
Saneamento Básico, e aí estão inclusos; coleta, tratamento e distribuição de água potável e de qualidade para toda a população; coleta, tratamento, re-uso e /ou descarte dos esgotos (águas usadas devidamente tratatas); coleta seletiva, reciclagem dos Residuos Sólidos Urbanos (RSU), ou seja do Lixo que todos nós produzimos diáriamente seja ele organico ou não. Junte-se essas 03 ações e teremos uma coisa chamada Qualidade de Vida, menos gastos com problemas de saúde, infestações de insetos e animais vetores e transmissores de doenças. 
O Custo benefício é imensurável: Cidades, Estados e a União farão uma extrema economia com a saúde, diminuindo-se casos de internações, tratamentos, materiais e equipamentos cirurgicos, funcionários e toda a extrutura que demanda a Saúde Púbica. Menos lixo, menos lixões e poluição nos rios, lagoas, lagos, menos lixos nos bueiros das cidades e menos caos em dias de chuva e dilúvio. 
Por outro lado deixaremos de pagar caro para comprar Água Mineral engarrafada e isso será uma economia a mais para nós, visto que não existe necessidade nenhuma da nossa população consumir água engarrafada, quando temos em nossos aquiferos água de excelente "gosto" (se é que podemos dizer assim) e qualidade.
A nova governadora eleita no RN Rosalba Cialirni afirmou que será a Governadora do Saneamento Básico.
Ela afirmou isso em uma entrevista Dário de  Natal do dia 10.10.10.
Ressalta-se que essa afrimação foi feita  após a sua eleição:  85% de Saneamento Básico.
Se de fato ela cumprir o que prometeu será uma prova inconteste que a mentalidade politica está realmente mudando e que as ditas obras que ficam "embaixo da terra" estão mais visiveis do que nunca.
"O Povo tá deixando de ser besta", afirmou meu amigo Chiquinho.

Texto: João Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário