terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Educar ou Policiar ?

Lendo as noticias nos jornais da cidade fico estarrecido e apreensivo com o aumento da violência e criminalidade em Natal nos últimos anos, pra não dizer nos últimos meses.
Mete medo dirigir, pegar um onibus ou simplesmente andar pelas nossas ruas hoje em dia.
Li essa matéria aonde marginais delinquentes fuzilaram covardemente um motorista de onibus, no oficio do seu trabalho, de um maneira brutal e cínica, sem motivo aparente nenhum.
Quando vejo o Estado (Refiro-me à qualquer unidade politica) contratando muito mais policiais do que professores me pergunto se não existe alguma coisa errada nessa balança...Alguma coisa tem de estar errado porque pelo que eu sei em países com níveis de educação superiores existe bem menos policiais nas ruas e muitos mais professores educando.
No nosso caso em particular estranho Escolas Públicas tradicionais como o Atheneu e o Winston Churchil não mais terems suas salas de aulas disponíveis no período noturno, por causa dos assaltos, tráfico de drogas, da bandidagem. Nesse particular estão falhando a polícia e a educação.  Tem algum "que" de errado nisso tudo. Não se concebe uma aberração dessas, aonde nem funcionam a Educação e nem a Polícia. O certo é que de fato o Estado e seus gestores não estão tendo a capacidade de gerir corretamente o papel a que se destinam; são incompetentes, priorizam seus interesses e negam e renegam os interesses da sociedade que os sustentam e os mantêm nas nababescas tetas do poder. Os gestores vão "empurrando com a barriga" aprovando alunos e mais alunos do ensino fundamental com relatórios e não com notas e avaliações (para melhorar o astral do tal do I.D.H.) e ficar bonitinho nos índices Educacionais e do tal "Bolsa Família Eleitor". Remuneram muito mal nossos professores: R$ 900,00 é uma miséria para quem ficou no mínimo  4 anos cursando uma faculdade. O Pior é que esses gestores  acham que isso é um excelente salário para um professor...É uma miséria ! Uma porcaria ! Imagine o risco com alunos delinquentes, traficantes, drogados ! Os professores trabalham sem segurança nenhuma, principalmente nas escolas noturnas. Responsabilidade dos politicos/gestores que é bom, passa longe !
Fica o dilema: O que é prioridade para a cabeça desses ditos "gestores": Educar, Policiar ou deixar assim mesmo ?

Texto: João Brito.
Foto: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário