quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Esgotos a céu aberto: Cadê a estrutura urbana ? ( Rede de Esgotos e ETEs )

Natal e Parnamirim estão se verticalizando rapidamente com imóveis de 20 pavimentos ou mais, tanto em áreas ditas nobres (Lagoa  Nova, Tirol, ) como nas outras áreas (Av Ma. Lacerda, Av Abel Cabral, Cidade Satélite) porém a melhoria na infra estrutura de malha viária e saneamento está estagnada, e  paralisada devido ao descaso dos governos nos ultimos anos.
Teve um post dia desses aqui sobre esse mesmo assunto (o qual não é novidade) aonde enfatizávamos essa necessidade urgente.
O Diário de Natal publica hoje uma reportagem falando de 11 fontes de esgotos nas praias do Meio, Ponta Negra e Redinha, isso em época de férias e turismo.
Não tem cabimento licenciar obras sem  redimensionamento da rede de coleta de esgotos, ou mesmo sem ela, utilizando as manjadas e ultrapassadas "fossas sépticas" que só comprometem ã qualidade da água do nosso lençol freático: os esgotos vão estourar porque simplesmente não suportam um volume tão grande de águas servidas e as muitas ligações clandestinas. 
Outro dia vinha pela  Hermes da Fonseca próximo ao Aero clube  e tinha um esgoto escorrendo em pleno asfalto, um mal cheiro terrível, insuportável espalhado ainda mais pelos pneus dos veículos. e o calor do asfalto. Uma nojeira. Uma coisa podre.
A ganancia e a usura dos gestores municipais em gerarem mais e mais impostos e taxas (IPTU, Água e Esgotos, etc..) sem o devido redimensionamento da rede e tratamento dos esgotos  irão ampliar ainda mais cenas desagradáveis e mal cheirosas na grande Natal e Parnamirim. Uma vergonha.
Infelizmente nesse negócio de entrar e sair governo, um grande profissional (Eng Sanitarista) e Mestre  no assunto está deixando a presidência da Caern: Sérgio Pinheiro Bezerra. Como especialista no assunto estava desenvolvendo um trabalho técnico  e de qualidade em frente à  esse órgão...  O cara certo no lugar certo, mas já deve ter cedido o lugar à um outro com essas mudanças de Governo no RN:  não  passou nem 08 meses mas já vinha tocando bem a ETE do Baldo, a diminuição do nitrato com a nova adutora da Lagoa do Jiqui, etc.. Rosalba devia deixar ele lá,  já que ela diz que será a Governadora do Saneamento.
Quero ver para crer D. Rosalba Ciarlini.

Texto: João Brito
Foto: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário