quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Operação Costa Verde no Litoral do RN

O IBAMA deflagrou a Operação Costa Verde a nível Brasil começando aqui pelo litoral potiguar.
Existem muitas construções irregulares no litoral do RN, principalmente hotéis, resorts, bares,comercios, restaurantes e residencias que ocuparam áreas de falésias, sendo o foco principal entre as praias de Cotovelo e Tibau do Sul.
Um triste exemplo são essas construções (foto) que além de não possuírem o recuo de 100 metros da borda da falésia, uma grande parte avançou por sobre a mesma até a faixa da praia, recobrindo-a completamente.
O que vai ter de neguinho multado, com obra embargada  e demolida não está (literalmente) no mapa.
Com o boom do turismo e a explosão da moeda européia em 2004, houveram uma verdadeira invasão de estrangeiros, os ditos empreendedores do turismo que por aqui se abancaram construindo seus empreendimentos da maneira que lhes bem conviessem. Muitos na realidade vieram lavar dinheiro sujo aqui nas terras de Poti.
Vai ter muito gringo e brasileirinho chorando rios de lágrimas...
Tava mais do que na hora de se fazer uma operação dessa natureza em nosso belo litoral.
Depois essa operação será realizada em todo o litoral brasileiro.
O IBAMA está aplicando  a resolução 303 de 20 março de 2002 - CONAMA que dispõe sobre parametros, definições e limites de Áreas de Preservação Permanente.
Viva nossas falésias (mirantes naturais), maceiós, riachos, rios, lagoas, dunas, baías, enseadas, costões, manguezais, nossa  fauna e flora !
Viva  nosso litoral !

Texto: João Brito
Fotos: Divulgação IBAMA http://www.ibama.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário