segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Áreas preservadas da grande Natal sob influencia militar

Rio Pitimbú BR 101
Parque das Dunas ZPA II
Com todas as desgraças que uma guerra traz a milhares de seres humanos, a IIª Guerra Mundial e a atuação dos militares, fizeram com que herdássemos benefícios ambientais que hoje constituem-se em áreas preservadas ou Zonas de Preservação Ambiental (ZPAs), senão vejamos:

1ª) A ZPA II (Natal) ou Parque das Dunas,  é na verdade uma área militar (exército) e manteve-se preservada até hoje exatamente por isso. Situa-se no entorno da Via Costeira e Av Roberto Freire. É a nossa maior ZPA e encontra-se devidamente regulamentada.

2ª) Área  de resquício de mata atlântica  e mata ciliar do Rio Pitimbú,  localizada na área da BANT (Base Aérea de Natal/Parnamirim) é visível por todos que trafegam pela BR  101  (Divisa municípios Natal/Parnamirim).
Nessa área encontra-se o rio  Pitimbú que está sofrendo todo o tipo de degradação ambiental devido ao avanço da especulação imobiliária, esgotos clandestinos/falta de saneamento básico, perda da mata ciliar, poluição  por resíduos sólidos e químicos (industrias) ,etc...

3ª) Área da Barreira do inferno, limítrofe com o Morro do Careca até a Praia de Cotovelo localidade de Pium,  Município de Parnamirim também preserva caracteristicas originais.

Barreira do  Inferno
As observações sobre as áreas de preservação do muinicipio de Parnamirim, são considerações pessoais. O Plano Diretor data de 2000 e está sendo revisado.  Não consdegui localizar mapa ambiental atualizado e detalhado sobre as ZPAs do mesmo município.

Texto: João Brito
Imagens: Blog e Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário