domingo, 27 de março de 2011

Obrigado a todos pelos 13.000 acessos (reais).

Chegamos aos 13.000 acessos (reais).  Obrigado a você que de vez em quando visita o nosso blog.
Como está escrito na abertura, "não temos compromisso político com ninguém"  não moderamos e nem excluímos comentários.
Defendemos a palavra e a opinião  livre, como toda a democracia decente deve ser. A nossa ideologia é não ter ideologia  mas sim o direito de expressar nossos pensamentos e nossas idéias acerca da nossa qualidade de vida (em todos os sentidos), principalmente da nossa querida terra potiguar.
Sobre o nome do blog eu explico: Jabá = conversa, comentário, assuntação (popular). Jerimum = Localização. O RN é conhecido no Brasil como um grande produtor e consumidor de jerimum (abóbora), daí a expressão "papa jerimum".    
                                            
Sendo assim o  sentido da nominação  do blog significa em termos gerais:  "conversa com um  potiguar", "papo de um potiguar" e por aí vai...
Um grande abraço a todos,

João Brito

Confissões de um ex fumante.

Lendo uma reportagem sobre o tabagismo, ou melhor dizendo o "vício de fumar", aonde uma psicologa adentra na conotação médica da coisa, elaborando as razões e os "porquês" (ou não) desse vício, lembrei-me dos anos em que fui fumante e travei uma luta diária para (finalmente) deixar o vício. Deixei de fumar em 30 de Setembro de 1999. Lá se vão 12 anos. Fui fumante dos 14 até os 40. Antes tinha deixado de fumar por uns 03 anos initerruptos mas voltei ao vicio. Nas minhas contas fumei uns 23 anos.,
Minha história começa no Ginásio Batista do Natal:  como todo adolescente curioso achava interessante e bonito ver meus colegas fumarem.  Naquela época, inicio dos anos 70, não havia campanhas contra o tabagismo ou coisas assim...O mal exemplo era dado por nossos próprios ídolos do  cinema: James Dean, John Wayne e até alguns jogadores de futebol na época, como por exemplo Gerson que entre os intervalos das partidas (pasmem) fumava um cigarro na maior tranquilidade.  Tinha também uma propaganda na televisão sobre a marca de cigarro Vila Rica aonde ele perguntava: " Gosto de levar vantagem em tudo, certo ? "... que ficou conhecida como a Lei de Gerson...
Fumávamos escondidos é claro e as nossas marcas de cigarros preferidas eram hollywood e continental.
Assumi meu vício após os 18 anos e continuei fumante por longos 23 anos,
Interessante é que o fumante (inconscientemente) nunca pensa que o tabaco traga algum tipo de prejuízo à saúde: o prazer comanda a vontade de fumar e o cérebro metaboliza e trabalha em cima da preservação do vício.
Por muitas vezes tentei parar de fumar, jogando o maço de cigarros (com isqueiro e tudo) no lixo mas sempre e sempre retomava o vício.
Fumava um maço de cigarros (20) por dia.
Um belo dia chego num cliente e vejo uma publicidade contra o tabagismo na porta do escritório: eram 02 fotos, sendo uma com um homem saudável com sua esposa e filha em um parque e na outra o mesmo homem (ainda jovem) num leito de hospital, magérrimo, entubado também com sua esposa e filha.
Em uma outra oportunidade fui comprar um birô para escrítório e fui atendido por um senhor com uma cortina sobre a garganta e falando através de um aparelho. Finalmente meses depois vi em um posto de combustíveis um outro senhor na mesma situação. 
Entrou em cena um fator prepoderante para quem quer realmente parar de fumar: O medo da morte
Foi o medo de morrer de uma maneira tão agonizante que me fez parar de fumar.
Então comecei a  enviar mensagens ao  cérebro, do tipo "não quero mais fumar", "não gosto mais de fumar" e em pouco tempo fui me desinteressando pelo cigarro, até que um dia acordei e disse: é hoje, não fumo mais.  Não aceito mais que o cigarro comande a minha vontade.
Nesse dia, ao sentir vontade de fumar, tomava um cafezinho.  Sentia novamente vontade de fumar e tomava mais um café.  Foi assim durante todo o dia, até que enjoei do café e o substituí por grande goles de água gelada...Vomitei varias vezes...O dia passou,  fui dormir e no outro dia eu disse:
- Venci !
- Consegui passar um dia sem fumar !
- Nunca mais eu voltarei a fumar !
Continuei então a enviar essas mensagens para o cérebro e sepultei de vez a ânsia e o desejo de fumar.
Depois dessa grande luta cheguei à conclusão de que tudo é possível para o ser humano na medida em que ele decide  alcançar algum objetivo quando esse objetivo depende tão somente dele.
É preciso que você diga a você mesmo que você quer.

Texto: João Brito
Foto: Internet



1º Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas do RN

O 1º encontro estadual de blogueiros do RN acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de Abril no auditório do IFRN (Natal/RN), sendo uma iniciativa do Movimento dos Blogueiros Progressistas do RN, podendo participar blogueiros e tuiteiros e demais interessados.
O valor da inscrição é de R$ 20,00 e R$ 10,00 para estudantes, podendo ser feita através do endereço http://blogprogressitas.rn.com/ .
Excelente a iniciativa (ja não era sem tempo).
Vai ter muito pano pra manga e muita discussão em temas relevantes tais como: controle social da mídia, direitos autorais, acessibilidade , redes sociais e politicas publicas e outros temas relacionados à mídia livre no Brasil.
Toda a programação vc confere endereço do blog.

Texto: João Brito
Fonte: Blog Progressistas RN
Foto:   Blog Progressistas RN

domingo, 20 de março de 2011

A força da natureza

Grandes fenômenos naturais antecedem e sucedem o homem. Eles fazem parte da própria formação da terra: Vulcões, Terremotos, Maremotos,  Furacões, Tsunamis, Meteoros, Glaciações, Degelos...
A terra é dinâmica tanto no seu interior como no seu exterior:  uma pequena nave girando no universo infinito.
O possível grande meteoro (ou meteoros) que extinguiram a vegetação da terra e por conseguinte os dinossauros, as glaciações e os degelos (aonde as águas do mar avançaram continentes adentro)
foram fenômenos naturais que ocorreram quando a terra ainda não era habitada por nós humanos, situação completamente diferente nos dias atuais.
O problema é que em determinadas regiões do planeta o homem ocupa espaços potencialmente perigosos, tomando precauções que em muitos casos não são tão eficazes quando os fenómenos naturais são de grande impacto, de força descomunal, como foi o caso desse terremoto de 8,9 no Japão, seguido de tsunamis.
A tragédia no japão não foi ainda maior por causa dos avisos das sirenes sobre os tsunamis e pelos treinamentos e simulações efetuados com a população ,pela avançada engenharia na construção de prédios e outras edificações.
Infelizmente nas pequenas cidades costeiras o tempo, a velocidade e a força das ondas, as falhas na comunicação (sirenes, radio, etc..) foram fatores que levaram a ceifar milhares de vida.
Essa é uma das imagens mais impressionantes dessa tragédia japonesa: ao fundo a praia, as palmeiras, a onda gigante e a destruição.

Texto: João Brito
Foto: Internet

Rock Light Anos 70: Peter Frampton "Show me the way".



Peter Frampton embalou à partir da década de 70  várias gerações que curtiam e curtem um rock light decente, harmonioso e melodioso. Compos várias outras músicas: I'm in you,  Baby I love away, entre tantas.

sábado, 19 de março de 2011

Hoje é dia de Lua Cheia.





Hoje vai ter uma super lua cheia que irá surgir as 17:24 Hs, sendo esse um fenomeno que ocorre de 15 em 15 anos. A lua estará mais próxima da terra às 19.:09.  Vamos aproveitar esse espetáculo majestoso. Lua e Mar não é pra todo mundo não...
Curtam também a belissima música lua cheia com cantor e compositor potiguar Arleno Farias.

Texto: João Brito
Foto: Internet

segunda-feira, 14 de março de 2011

De saco cheio de cidade grande...

Faz tempo que penso em ir morar numa pequena cidade do interior...Tem de ser pequena mesmo com pouquíssimos habitantes, ser aprazível, bonita e principalmente:  calma.
Tô de saco cheio de cidade grande aonde só escuto sirenes do samu, policia, bombeiros...aonde fico preso no transito a qualquer hora, seja de carro, onibus...
Tô de saco cheio de andar assombrado e receoso com medo de assalto, seja lá aonde for, a qualquer hora do dia e da noite....Tenho medo de me assaltarem e eu reagir, institntivamente...
Falo isso porque vi dia desses na televisão uma reportagem sobre uma cidadezinha a qual achei uma belezura: 2.266 habitantes (menos que muitos condomínios), longe das capitais do RN e PB, tão sossegada que dá pra se dormir de janelas abertas...
Confesso que não conheço, nem nunca estive lá mas certamente essa pequena cidade tem pemeado meus sonhos...
Se Deus quiser um dia me invoco, largo essa correria e vou morar lá em Monte das Gameleiras.

Texto: João Brito
Foto:Internet

segunda-feira, 7 de março de 2011

O travesti e o velho míope

Um Travesti bem vestido(a) chega numa parada de onibus e logo chama a atenção de todos: magro(a), alto(a), sandália de salto alto, cabelo negro e comprido...
Um sertanejo de idade avançada (natural de Caicó/RN), visão já bastante cansada (míope), também avistou a novidade e se chegou para bem perto do traveco ficando mais ou menos uns dois palmos "face to face", ou melhor "tête à tête" daquele ser tão diferente dos demais...Tava dificil saber se era homi ou mulé...
Tentando visualizar melhor o rosto daquele rapaz vestido de moça para aquietar a sua dúvida, ele aproximou-se ainda mais e ao perceber que era realmente um "menino vestido de menina" disse olhando fixamente para o travesti:
- Isso sim é que é uma corrupção da gota serena !

Texto: João Brito

domingo, 6 de março de 2011

Jornalista Paraibana fala sobre o carnaval de hoje.



Fonte: TV IG

Voce sabe o que é um MP3, MP4, MP5, MP6, MP7, MP8 ,MP9, MP10, MP11 ?


MP3

MP4
Em termos gerais são aparelhos eletronicos que nos permitem telefonar, assistir televisão, ouvir música, acessar a internet e jogar são algumas das várias coisas que você pode fazer com o MP3, MP4, MP5, MP6, MP7, MP8, MP9, MP10, MP11 e assim vai…


Mas será que você sabe quais são as diferenças que existem em cada aparelho? São tantos MP’s que também fiquei confuso. Enfim, vamos destroçar está dúvida.

Confira qual é a diferença entre os aparelhos MP3…MP7…MP10: MP3 – Apenas tocador de músicas MP3, Wma e rádio, alguns aparelhos tem relógio e gravador de voz.
MP4 – Além de reproduzir músicas em MP3, Wma e tocar rádio, também reproduz videos.
MP5 – Além de tocar músicas e reproduzir vídeos, este aparelhinho também tem câmera digital: Ah, já dá para jogar.
MP6 – A partir de agora os aparelhos também são celulares. Além de telefonar, é possível fazer a mesma coisa que os anteriores, ouvir músicas, reproduzir vídeos, jogar e tirar fotos digitais.

MP7 – Já nesta versão, o celular já vem com dual chip, ou seja, dá para colocar chips de duas operadoras diferentes. Também é possível sintonizar TV e fazer a mesma coisa dos anteriores.

MP8, MP9, MP10 MP11 – Pronto, virou bagunça. A partir do MP8 os fabricantes começaram a aumentar a numeração, sem um padrão do que seria cada um. O que difere um do outro agora é o zoom, o flash, a resolução da câmera, o sistema utilizado e outras coisinhas.
MP12, MP13… MP100 – Além de tudo acima, que sabe tenha canivete, escova de dentes e pente.
Em Tempo MP3 (por exemplo)  é uma abreviação da palavra MPEG que significa "Moving Pictures Experts Group". Basicamente os MPs armazeman arquivos digitais de áudio, som, etc...em vários formatos.

Fonte: Blogadão e Wikipédia
MP10
Fotos: Internet



MP5

sábado, 5 de março de 2011

Carnaval & Arte Musical - Armandinho, Dodô e Osmar: No tempo em que o carnaval não era privatizado...



Ainda vivi essa época dos carnavais aonde não se pagava 01 centavo sequer para assistir de pertinho grandes bandas com verdadeiros artistas: Armandinho, Dodô & Osmar, Morais Moreira, Luís Caldas e tantos outros...
Esse vídeo deve ter uns 30 anos. É uma raridade.
Aqui em Natal/RN tinha os blocos de ruas (Chefões, Saca-Rolha, Psyu, Meninões, etc..). Um Trágico acidente na ladeira do baldo (em 1980) aliado à criação do Carnatal pela então prefeita Sra Vilma de Faria, acabou de sepultar um carnaval super original (único no Brasil) que tínhamos. Depois disso, a cidade cresceu e o carnaval virou comércio puro aonde sómente as bandas de axé de outros estados faturam: Só brinca e se diverte bem quem paga caro.

Texto: João Brito
Video: Internet

quinta-feira, 3 de março de 2011

Programação Carnaval 2011 RN

PRAIA DE PIRANGI (PARNAMIRIM/RN)
SEXTA-FEIRA – Dia 4
20h00 – Entrega das chaves da cidade ao Rei Momo e Rainha do Carnaval
21h00 – Trio elétrico na Avenida com a Banda Garota Safada
SÁBADO – Dia 5
17h00 – Abertura dos blocos
Bloco da Saúde e Banda Verdadeira Chama
20h00 –  Burro Elétrico e Banda Detroit
21h00 – Trio Elétrico na Avenida com a Banda Deixe de Brincadeira
Blocos Populares e Tradicionais durante todo o dia na Avenida Deputado Márcio Marinho. DOMINGO – Dia 6
20h00 – Trio elétrico na avenida com a Banda Forró da Pegação
Blocos Populares e tradicionais durante todo o dia.
SEGUNDA-FEIRA – Dia 7
17h00 Tradicional desfile das Virgens na avenida Deputado Márcio Marinho
18h00 – Trio elétrico na avenida com a Banda Cavaleiros do Forró
21h30 – Trio Elétrico na avenida com a Banda Pura Tentação
Blocos Populares e tradicionais durante todo o dia
TERÇA-FEIRA  - Dia 8
17h30 – Bloco da Banda do Cajueiro com Pura Tentação
21h30 – Trio Elétrico na Avenida com a Banda Pimenta Nativa
Blocos Populares e tradicionais durante todo o dia.
QUARTA-FEIRA – Dia 9
16h00 – Bloco Vassourinhas, encerrando a programação do Carnaval

NATAL/RN


















































































Fontes: Site Prefeitura de Parnamirim / RN
            Site Prefeitura de Natal / RN

terça-feira, 1 de março de 2011

Compensações da vida...

À medida que os anos vão passando é normal que se acrescente também mais e mais sabedoria na maneira de se procurar viver melhor, principalmente com uma convivência mais tolerante com quem nos rodeia.
Vida breve,  já dizia Cazuza.
Então tem-se que notar que muitas vezes as pessoas mais próximas de nós (parentes, por exemplo) não nos dão o retorno de sentimentos (carinho, afeto, atenção, reconhecimento) que esperamos e daí vem uma certa decepção com a vida.
Com dizia minha sábia mãe, ninguém é realmente perfeito (verdade absoluta), porém existem as maravilhosas compensações da vida: Amigos que realmente se importam com você, pessoas de bom coração que se sentem felizes em ajudar sejam quais forem as situações...
Muitas vezes essas pessoas aparecem, nos deixam lições, nos ajudam e nós só vamos notar a grande importância delas tempos depois: pequenos conselhos, lições de vida.
É normal sempre reclamarmos da vida, disso e daquilo...Olhamos sempre mais o lado negativo das coisas e nos esquecemos de enaltecermos as coisas boas que acontecem diariamente: as compensações da vida para as coisas ruins. Precisamos valorizar mais as coisas boas que acontecem e esquecer as que nos aborrecem

Texto: João Brito
Foto: Internet