domingo, 31 de julho de 2011

Palavras chaves na vida.

Interessante que no dia a dia ao procurarmos uma resposta para um determinado problema ou situação da qual não encontramos nenhuma resposta, eis que repentinamente alguém completamente desconhecido até aquele exato momento faz um comentário, sussurra uma determinada palavra e nossas "ouças' (como diria vô Bernadino) captam, filtram e armazenam para sempre na nossa memória.
Com toda a absoluta certeza jamais esqueceremos aquele momento (Bingo!) que abriu-nos a cabeça e mudou-nos a direção, fixando uma objetividade que ha tanto procuravámos.  Talvez você nunca mais veja essa pessoa na sua vida , contudo voce nunca mais a esquecerá.
Isso já aconteceu comigo algumas vezes, inclusive em momentos decisivos na vida o que vem demonstrar a importância de todas as pessoas das mais humildes às mais importantes (?), ou mais abastadas financeiramente.Tente se lembrar. Aconteceu com você também.

Em tempo: Minha mãe sempre  dizia que a mãe dela  ( minha avó)  falava que  nós sempre encontrávamos respostas quando parávamos de procurar por elas. Bastava prestar mais atenção à nossa volta.

Texto: João Brito
Imagem: Internet

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ao Mestre com muito carinho.

Doi-me saber que os nossos bravos educadores lutaram durante quase 80 dias para conseguir que se cumprissem as promessas e os direitos assegurados por lei, na Greve da Educação no RN.
Infelizmente nem mesmo a repercussão do depoimento da Professora Amanda Gurgel a nivel nacional no youtube e no Faustão conseguiu sensibilzar a nova Governadora Rosalba Coração de Pedra e os incompetentes Deputados Estaduais do RN,a lição de moral não surtiu efeito porque moral nessa politicagem de "voto de cabestro" aqui não existe.
As publicidades institucionais sobre a importancia do professor ( Le Professeur, The Teacher, etc..) veiculadas na televisão para mim é demagogia barata dos Governos que pagam salarios exorbitantes para os politicos malandros e suas trupes, travestidas de gestores honestos.
Os professores estão acima e aquém dessa malandragem. Um dia essa história vai mudar.
Mais respeito com os professores, pois professar é profissão de nobreza.

Texto: João Brito
Foto: Internet

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Arrecadação em Impostos bate recorde. A roubalheira e os desvios no Governo Federal também.

A altíssima e absurda carga de impostos no Brasil concedeu à esse Governo que ai está mais um recorde na arrecadação de impostos no mes de junho de 2011:  83 Bilhões de Impostos,  valor 23% maior que junho de 2010.
A arrecadação do semestre foi de R$ 465 Bilhões em impostos.  É muita grana. Tá sobrando dinheiro para se investir na saúde e educação, serviços tão carentes no Brasil em todas as unidades da federação, mas isso não ocorre.
Esse recorde de arrecadação é proporcional ao desperdício e roubalheira bem como as mentirosas promessas de reformas tributárias e fiscais.
Quanto mais se arrecada, mais se rouba e se abrem CPI's disso e daquilo que não servem pra nada mesmo: os ladrões estão soltos e continuam roubando desavergonhadamente: Palocci foi um dos últimos, a galera do DENIT tava deitando e rolando (Valdemar & Cia).  Do dinheiro roubado ou desviado não retorna 01 centavo aos cofres, nem em beneficios para o povo brasileiro.
Difícil é encontrar um que não se envolveu ou está envolvido nessa onda de escândalos (Mensalão, Senado,Casa Civil, Brasilia DF, Palocci, DNIT e tantos outros)
Enquanto isso a arrecadação, exploração e escravidão do povo brasileiro no pagamento de toda a sorte de impostos continua.

Texto João Brito
Fonte: Gazeta Web
Imagem: Imternet

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Recusa da Professora Amanda Gurgel em receber o premio PNBE 2011.

Porque não aceitei o Premio do PNBE.

Oi,


Nesta segunda,o Pensamento Nacional de Bases Empresariais (PNBE) vai entregar o prêmio "Brasileiros de Valor 2011". O júri me escolheu, mas, depois de analisar um pouco, decidi recusar o prêmio.
Mandei essa carta aí embaixo para a organização, agradecendo e expondo os motivos pelos quais não iria receber a premiação. Minha luta é outra.
Espero que a carta sirva para debatermos a privatização do ensino e o papel de organizações e campanhas que se dizem "amigas da escola".
Amanda.

Natal, 2 de julho de 2011

Prezado júri do 19º Prêmio PNBE,
Recebi comunicado notificando que este júri decidiu conferir-me o prêmio de 2011 na categoria Educador de Valor, “pela relevante posição a favor da dignidade humana e o amor a educação”. A premiação é importante reconhecimento do movimento reivindicativo dos professores, de seu papel central no processo educativo e na vida de nosso país. A dramática situação na qual se encontra hoje a escola brasileira tem acarretado uma inédita desvalorização do trabalho docente. Os salários aviltantes, as péssimas condições de trabalho, as absurdas exigências por parte das secretarias e do Ministério da Educação fazem com que seja cada vez maior o número de professores talentosos que após um curto e angustiante período de exercício da docência exonera-se em busca de melhores condições de vida e trabalho.
Embora exista desde 1994 esta é a primeira vez que esse prêmio é destinado a uma professora comprometida com o movimento reivindicativo de sua categoria. Evidenciando suas prioridades, esse mesmo prêmio foi antes de mim destinado à Fundação Bradesco, à Fundação Victor Civita (editora Abril), ao Canal Futura (mantido pela Rede Globo) e a empresários da educação. Em categorias diferentes também foram agraciadas com ele corporações como Banco Itaú, Embraer, Natura Cosméticos, McDonald's, Brasil Telecon e Casas Bahia, bem como a políticos tradicionais como Fernando Henrique Cardoso, Pedro Simon, Gabriel Chalita e Marina Silva.
A minha luta é muito diferente dessas instituições, empresas e personalidades. Minha luta é igual a de milhares de professores da rede pública. É um combate pelo ensino público, gratuito e de qualidade, pela valorização do trabalho docente e para que 10% do Produto Interno Bruto seja destinado imediatamente para a educação. Os pressupostos dessa luta são diametralmente diferentes daqueles que norteiam o PNBE. Entidade empresarial fundada no final da década de 1980, esta manteve sempre seu compromisso com a economia de mercado. Assim como o movimento dos professores sou contrária à mercantilização do ensino e ao modelo empreendedorista defendido pelo PNBE. A educação não é uma mercadoria, mas um direito inalienável de todo ser humano. Ela não é uma atividade que possa ser gerenciada por meio de um modelo empresarial, mas um bem público que deve ser administrado de modo eficiente e sem perder de vista sua finalidade.
Oponho-me à privatização da educação, às parcerias empresa-escola e às chamadas “organizações da sociedade civil de interesse público” (Oscips), utilizadas para desobrigar o Estado de seu dever para com o ensino público. Defendo que 10% do PIB seja destinado exclusivamente para instituições educacionais estatais e gratuitas. Não quero que nenhum centavo seja dirigido para organizações que se autodenominam amigas ou parceiras da escola, mas que encaram estas apenas como uma oportunidade de marketing ou, simplesmente, de negócios e desoneração fiscal.
Por essa razão, não posso aceitar esse Prêmio. Aceitá-lo significaria renunciar a tudo por que tenho lutado desde 2001, quando ingressei em uma Universidade pública, que era gradativamente privatizada, muito embora somente dez anos depois, por força da internet, a minha voz tenha sido ouvida, ecoando a voz de milhões de trabalhadores e estudantes do Brasil inteiro que hoje compartilham comigo suas angústias históricas. Prefiro, então, recusá-lo e ficar com meus ideais, ao lado de meus companheiros e longe dos empresários da educação.
Saudações,

Professora Amanda Gurgel

Fonte: Blog da Amanda Gurgel http://www.blogdamanda.com.br/
Texto na Integra.
Foto: Internet

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Praia dos Artistas (Vista da Ponta do Morcego)

Belíssima praia urbana, foi "point" da galera mais jovem nas décadas de 70 e 80, aonde existiam bares e restaurantes legais como "Castanhola Bar", "Reizinho Praia Chopp" (ficava  Hotel dos Reis Magos que por sinal está fechado há anos), Boite Chaplin, KatiKero Kero Bar ( no pé da ladeira do sol), Bar do Bolivar (tinha um delicioso bolinho de bacalhau) e muitos outros bares na Ponta do Morcego, de onde foi tirada essa foto, mais exatamente no Bar e Restaurante "Cais 43".
 Creio que a orla marítima urbana de Natal não vem recebendo por parte dos seguidos governos municipais a atenção que merece, principalmente porque necessita da ampliação do calçadão e na melhoria e fiscalização dos quiosques.  Dava pra melhorar e muito. A Orla urbana central de Natal compreende as praias de "Miami Beach", Areia Preta, Praia dos Artistas, Praia do Meio e Praia do Forte.
Precisamos revitalizar e aparelhar muito mais a nossa  orla.

Texto: João Brito
Imagem: Blog

domingo, 17 de julho de 2011

Tratamento de Cancer do Ditador Petulante/Torturador e Bossal Hugo Chaves no Brasil.

Em um País  Democrático e onde uma "Presidenta" e Ex-guerrilheira que se diz amante da liberdade, não tem cabimento bancarmos o tratamento do cancer de facínoras tipo Hugo Chaves, Presidente da Venezuela...
Que antagonismo absurdo é esse ? Defender a liberdade e acolher um ditador cínico, que mata, persegue e se apossa de propriedades, empresas e canais de televisão em seu país? Que ideologia politica é essa afinal ?
Quem o convidou que pague a conta.
Existem milhares e milhares de brasileiros honestos e trabalhadores cancerosos e sem acesso a um tratamento adequado, enfrentando filas e filas e morrendo à mingua sem a assistência do maldito SUS.
Ele que vá se tratar em outro lugar !
Esse canalha nem mesmo na doença deixa de ser autoritário e mal caráter...numa reportagem hoje (16.07.11) aonde ele transmitia os poderes ao vice para continuar o tratamento,  sorriu ao falar da apropriação das empresas cujos proprietários  não seguiam a sua cartilha ditatorial.
Como diria um grande amigo nas suas exasperações filosóficas: "Ele já encontrou o chapéu da viagem". Só de ida, acrescentei.

Texto: João Brito
Foto: Internet

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Leis Ambientais: No papel é tudo bonito, na prática é muito diferente...

Nas palestras, seminários e entrevistas sobre meio ambiente fico a admirar o rico vocabulário jurídico e instrumental bem como as citações das leis, artigos,  parágrafos, etc...por gestores e "autoridades", como se as leis por si só , resolvessem os graves problemas ambientais que perduram há décadas...
No papel é tudo muito bonito, perfeito.
O Brasil é o país que mais possui leis ambientais.
A execução dessas leis é o problema, o  X da questão. Esse embroglio  passa pelo entrave burocrático, corrupção, e interesses políticos/financeiros que se contrapõem com as prioridades da preservação no nosso próprio meio ambiente, o meio em que vivemos, respiramos...Tem também a tal da impunidade (ou até mesmo o perdão, no caso do novo código florestal).
Ao meu ver a degradação ambiental a que estão sujeitos as bacias hidrográficas que permeiam e circundam nossa Grande Natal é  proporcional a demagogia e promessas de governantes e gestores, sejam eles municipais ou estaduais: Quanto mais demagogia, mais degradação.
Precisamos agir e agir rápido.
Fato é que a situação do Rio Pitimbú se agrava a cada dia que passa, conquanto os olhares ficam a admirar os novos prédios e toda a sorte de edificações que foram e estão sendo construídos nas proximidades das suas margens, quando todo mundo sabe que se alguma providência urgentíssima não for tomada o nosso belo manancial se transformará num imenso esgoto a céu aberto e a paisagem (antes invocada como apelo de vendas) se transformará numa paisagem feia, fedorenta e sem vida.
Louvo os esforços das promotorias do meio ambiente em especial à promotora Gilka, porém, como disse antes, a falta de responsabilidade e consciência ambiental, burocracia,  ganancia (empresários da const. civil + políticos) e a politicagem rasteira  (reforçando) atrapalham.
Precisamos urgentemente de um super herói ou heróina ambiental.
Faz tempo.
Texto: João Brito
Foto: Internet

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Festival de Inverno de Monte das Gameleiras / RN

Começa hoje o Festival de Inverno da cidade de Monte das Gameleiras (2.541 hab) que fica na Região do Agreste/Borborema Potiguar (130 Kms de Natal) . 
Assisti a uma reportagem hoje bem cedo na InterTV Cabugi/Rede Globo falando que vai haver um "Festival Gastronómico", muito "fundae" etc e tal... Ouvi a entrevistada falar um monte de nomes de comidas e pratos maitres em outras línguas (inglês, francês, etc...).  Fiquei pensando cá com meus botões, porque esse pessoal tende sempre a não querer utilizar nosso rico e original vocabulário gastronómico,não nominando queijo de coalho, coalhada, churrasco de boi, bode, carneiro, rapadura, chorisco, toucinho, buchada, etc...  nas suas raízes e não querendo implantar novas palavras completamente descaracterizadas das nossas origens ?
Será que sentem vergonha ou coisa parecida ?
Tô com medo desse negócio de sofisticação em Festivais de Inverno nas nossas cidades serranas...
Sei não viu ?
Aqui não é suiça nem nada...Sejamos mais autênticos. Usemos a nossa linguagem tradicional.


Texto: João Brito
Foto: Internet

VI MPBeco - Festival de Musica do Beco da Lama - Natal/RN


Essa é 6ª Edição do Festival de Música do Beco da Lama  que é realizado no centro histórico de Natal /RN. O pessoal que organiza o evento prometeu que esse ano vai haver uma divulgação bem maior na mídia que nos anos anteriores.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Chuvas = Buracos = Descaso da Prefeitura do Natal

Tem chovido bastante em Natal nos últimos dias e com isso tem aumentado consideravelmente o número de buracos nas ruas e avenidas da cidade: voce se livra de um e cai em outro.
Ontem (04.07.11) caí em 02 na Av. da Iintegração e mais outro na Av. Mór Gouveia. É revoltante.
Ante ontem cai em 02 na Av. dos Xavantes em Cidade Satélite.
O pior de tudo é que não se vê na cidade uma "operação tapa buraco", dessas de emergência mesmo, feita quando dá uma estiadazinha...isso é um absurdo !
Fazia tempo que não se via uma administração pública tão irresponsável e desastrosa como essa da borboleta.
Arrebentei com os pivôs de suspensão do carro, bandejas e o escambal. Acho que deu uma empenada também.
Tomara que os dias e meses corram rápido até o fim do mandato dessa trainee de prefeita que (infelizmente) elegeram.
Tristeza é saber que ainda falta um ano e meio até o fim do mandato  e termos que "aturar" essa administração de araque.
Sinceramente, Natal não merecia uma criatura dessas como prefeita.
Esse da foto fica no tirol, na rua Alberto Maranhão. Um buraco desses dá um prejuízo desgraçado ao nosso bolsinho.

Texto: João Brito
Foto Fonte: http://www.buracosdenatal.wordpress.com/