sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Lagoas Naturais Urbanas (II) Natal RN

www.jabacomjerimumrn.blogspot.com
Essa outra lagoa localizada na Av. São Miguel dos Caribes no Conjunto Jiqui, ainda preserva muito das  suas caracteristicas naturais, apesar de ser também destino  final das águas servidas, pluviais  e esgotos clandestinos.  Existe um grande acumulo de lixo (sacos plásticos, garrafas pet, etc..)  às  margens da mesma que também excluímos na foto.
Também nesse belo cenário urbano inexiste um passeio público devidamente arborizado e equipamentos comunitários para que as populações  circunvizinhas (principalmente)  possam beneficiar-se do seu microclima e  sensação de bem estar.

Texto: João  Brito
Imagem: Blog

domingo, 25 de setembro de 2011

Rio Pitimbú: Construção do tunel, desassoreamento e recuperação da mata ciliar

www.jabacomjerimumrn.blogspot.com
Ainda não publicaram nos jornais mas o blog registra os serviços efetuados pelo DNIT/ Governo Federal,  como a construção do túnel de concreto sob a BR 101 e as obras de  desassoreamento (dragagem) e recuperação da mata ciliar. Não sabemos exatamente se as obras de desassoreamento e recuperação da mata ciliar serão feitas em todo o curso do Rio,  ou sómente em parte dele.
Melhor seria se fossem feitas as obras de saneamento básico/esgotamento e estaçoes de tratamento de esgotos em todos os  municípios de abrangência do Pitimbú, principalmente porque nesses últimos anos houve um boom imobiliário e milhares de novas construções foram edificadas nas proximidades do rio.

Texto: João Brito
Imagens:  Blog
www.jabacomjerimumrn.blogspot.com
www.jabacomjerimumrn.blogspot.com

Poluição sonora nas praias de Natal RN.

www.jabacomjerimumrn.blogspot.com
Para quem gosta de ir a uma praia aos domingos para um lazer, um relax,  as praias urbanas de Natal estão se tornando insuportáveis dada a quantidade absurda de "carrinhos de som" que vendem à céu aberto (literalmente) cd's (e dvd's), tocando todo o tipo de música, nos mais altos volumes e decibéis.
Os caras não tão nem aí se estão incomodando os frequentadores e banhistas.  É uma verdadeira invasão de decibeis e desrespeito ao cidadão. 
Não existe nenhuma fiscalização para a poluição sonora e tampouco para a  ilegalidade da venda desses cd's e dvd's piratas e todo o tipo de comércio ambulante  praticado nessa praia.  A coisa ta correndo  frouxa, faz tempo.
Ponta Negra se transformou num imenso camelódromo ambulante.
A imagem (feita hoje) diz tudo.

Texto: João Brito
Imagens: Blog

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Contenção Total de Custos I (C.T.C): Extinção do Congresso Nacional

Seria de grande valia e principalmente economia,  se nós brasileiros iniciassemos uma campanha para a dimuição de custos no Brasil (assim como as empresas fazem) , começando pelos órgãos que são mais inoperantes, improdutivos e que desperdiçam muito dinheiro público.
Para dar logo um baita de um exemplo, começariamos extinguindo o famigerado Congresso Nacional, entulhado de mordomias mil, falcatruas, desvios e escandalos ao longo dos anos... e assim sendo, continuando o  programa  C.T.C. , diminuiriamos em 80% numero de Deputados Federais, Estaduais e Vereadores em todo o território nacional.  Fazendo essa operação, expurgaríamos uma grande maioria desse bando de parasitas vitalicios e malandros diplomados que se acham no direito de roubarem e não pagarem pelos seus roubos.
Pode parecer um absurdo mas essa ideia de extinguir o Congresso Nacional e diminuir em 80% a quantidade da maracutaia politica em todo o nosso País permeia as mentes de milhares de  brasileiros honestos e trabalhadores.
Democracia sim,  roubalheira não !
O Brasil não tem dono e nem partido !

Texto :João Brito
Imagem: Internet

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Lagoas Naturais Urbanas ( I ) Natal RN

Essa belíssima Lagoa está localizada entre as Avenidas do Jiqui e Av das Alagoas (como bem convém o nome) e poderia estar devidamente urbanizada com um lindo e  funcional  passeio em seu entorno e diversos equipamentos de lazer para a toda a população.  Poderíamos estar usufruindo ainda mais de um belo cenário  paisagistico e do microclima agradável e ameno que gera uma maravilhosa sensação de conforto, principalmente em dias mais quentes.
Ao invés disso, nossas Lagoas servem de estações de transbordo de excesso e captação de águas pluviais e esgotos.
Os resíduos sólidos (lixo) estão presentes em todas, porém nas imagens que iremos postar excluímos essa degradação justamente para mostrar o quão são belas nossas Lagoas Urbanas Naturais.
 A questão do lixo passa pela falta de fiscalização, punição e multa aos infratores e principalmente pela falta de educação de uma parte da população.

Imagem: Blog
Texto: João Brito

domingo, 11 de setembro de 2011

Pensei que fosse um filme de ficção...


Naquela manhã ao entrar com o carro na garagem, minha vizinha do térreo me falou:
- Sr. Brito, estão atacando os Estados Unidos !
Pensei que fosse uma brincadeira e nem dei importância ao que ela tinha dito. Desci e fechei a porta do carro, subi as escadas e entrei no apartamento, ligando logo a televisão.   Um avião já tinha atingido uma  das torres, depois foi o outro e esse eu vi ao vivo, alive...ainda não tinha caído a ficha  mas depois com a sequência dos noticiários vi que não era filme ou alguma coisa fora da realidade...achei super estranho uma cidade como Nova York  estar sendo atacada, uma coisa surreal, inacreditável...
Realmente pensei que fosse um filme de ficção.

Texto:  João Brito
Imagem: Internet

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Ilustre visitante matinal.

Alheio ao frenético crescimento e expansão urbana com a extinção de áreas verdes para a construção de condomínios de apartamentos e casas, meu amigo bem-te-vi  faz-me rápida companhia tão logo o sol nasce.  Mesmo com tanta degradação,  ele surge de uma maneira agradável abrindo com  alegria todas as manhãs, pousando  sobre o suporte da luminária externa ao lado do janelão  da varanda, por um breve momento.
Bom dia amigo bem-te-vi !

Texto:  João Brito
Imagem: Blog

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Pequeno Perfil do Poeta

Pequeno Perfil do Poeta

Poeta não dorme, descansa
Poeta não sorri, ironiza
Poeta não pensa, imagina

Poeta não tem definição


Poeta não come, engole
Poeta não escreve, descreve
Poeta não opina, expõe

Poeta não tem explicação


Poeta não gosta,  ama
Poeta não usa, abusa
Poeta não pede, tira
Poeta não vive, sonha

Poeta não tem conclusão.

(Livro de Poesias, 1983)
Imagem: Internet