sábado, 31 de dezembro de 2011

Tempo de agradecer....

Praia dos Artistas vista da Ponta do Morcego

É tempo de agradecer a Deus por mais uma etapa vencida nas nossas vidas.
Outros desafios virão  agora em 2012 e tenho certeza que com muita luta conseguiremos superá-los.
Amigos do Blog muito obrigado pelos quase 30.000 acessos.
O futuro nos espera.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Impostos: fim de ano bate recorde na arrecadação.

Entra ano e  sai ano e o governo arrecada cada vez mais impostos. Os benefícios com serviços realmente de qualidade para a população só vemos mesmo nas caríssimas propagandas  institucionais do próprio governo aonde parece até que vivemos no paraíso. É quase tudo balela e demagogia misturada com muita politicagem.
O governo comemora a estúpida arrecadacão de impostos (1,5 Trilhão) e a nossa revolta só aumenta ao   sabermos que uma grande parte desses impostos financiou a corrupção descabida e vergonhosa de muitos gestores públicos e em especial de ex-ministros,  que deitaram e rolaram em cima da impunidade, afora os altíssimos salários dos senadores, deputados federais, estaduais, vereadores e mordomias mil...
Tudo vai  correr mais  frouxamente ainda esse ano com a tal da DRU que  libera  uma grana preta para esse governo que ai está  torrar por conta sem dar satisfação a  ninguém....tudo isso devidamente aprovado por esse congresso e camara que ai estão, rindo à toa.  Uma reforma tributária e fiscal que reduza impostos e diminua a pesada carga tributaria que pagamos  todos os dias e só promessa politica.  A  escravidão do  povo brasileiro continua com a submissão ao  pagamento de altíssimos tributos. Um exploracão vergonhosa !
Nesse més de Dez 2011 a arrecadação chegou na marca de R$  1,5 Trilhão de Impostos.  2012 vai ser um  ano politico e novamente muitos desses políticos irão cinicamente desconversar sobre a implantação de uma reforma tributária e fiscal que beneficie os trabalhadores honestos. O brasileiro ta de saco  cheio  de tantos impostos e de ver seu dinheiro suado ser jogado no  lixo com propinas e mordomias de políticos de tudo quanto é qualidade. A maioria deles da pior qualidade.

O Brasil não  tem dono e nem partido.  Chega de tanta demagogia !

Texto João Brito
Imagens Internet

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Novas Visões de Natal.

Natal vista do outro  lado do Rio Grande
Imagem: Blog

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O Tronchinho.

Estávamos acampados em Barra de Maxaranguape  lá pelos anos 80, quando pela manhã no sábado de carnaval, o Tronchinho me abraça e muto alegre diz :
- Joãozinho, muito obrigado !
Eu perguntei :
- Por que o agradecimento
Ele de pronto respondeu:

- Peguei a tua escova de dentes emprestada !      




Texto  Livro Cronicas & Agudas
Charge Solino

Feliz Natal, Feliz 2012.

Feliz Natal, Feliz 2012 a todos que partilharam conosco mais uma etapa na história das nossas vidas. Muita saúde, paz, prosperidade e bençãos do Senhor  nosso Deus para  todos.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Natal em Natal 2011: Forró, Rock, MPB, Protestos e falta de banheiros públicos.

Tania  Soares
Movimento Fora Micarla
Quem foi ao Natal em Natal nesse domingo (18.12.11) curtiu uma  verdadeira salada musical: Forró,  Rock, MPB e outros estilos.   Os  destaques  foram  a  Cantora Tania Soares ( Shows 9648-0246) que empolgou a  platéia  com um  forró  de muita qualidade.
Eugenio Bezerra  mandou muito bem com  o show "Cartas para Renato", um tributo ao  lider da Banda Legião Urbana.
Depois teve mais rock e baladas com o Uskaravelho.
No meio disso  tudo houveram protestos do movimento "Fora  Micarla", com faixas e cartazes.
Concluindo, dessa vez teve policiamento, não teve banheiro mas todo mundo se  divertiu.
O bom  disso  tudo  é que está se prestigiando  e valorizando cada vez mais os artistas da terra.

Texto: João Brito
Imagens: Blog

sábado, 17 de dezembro de 2011

Natal em Natal 2011: Muito Rock , nenhum banheiro e nada de policia.

Talma & Gadelha
Quem foi ao Natal  em Natal lá  na Arvore da Cidade no Bairro de Mirassol hoje à noite,  não se arrependeu: teve rock potiguar de primeira qualidade com a Banda "Camarones Orquestra Guitarristica" do Anderson Foca e  depois "Talma e Gadelha".  Todo mundo cantou,  pulou, divertiu-se...foi sensacional.
A decepção ficou mesmo por conta da falta dos banheiros químicos e  o policiamento.  Não vi um banheiro químico que fosse,  como também um policial  sequer.  Ainda bem que a  noite foi super calma, quem esteve lá foi pra somente se divertir e não aconteceu nenhuma briga ou confusão.
Arvore da Cidade de Natal RN
Isso denota ainda mais a falta de competência e planejamento dos eventos, na atual gestão da prefeitura da cidade do  Natal.

Texto:  João Brito
Imagens: Blog

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Balada do andarilho Ramon - Bráulio Tavares




Escutei essa musica ha 27 anos em um show do Braulio Tavares em 1984, no Teatro Albertto Maranhão em Natal / RN. Nunca encontrei a letra nem CD com essa musica durante todo esse tempo. Fiquei maravilhado com a letra e a performance daquele cantor e poeta paraibano desde então. Braulio Tavares representa a pura poesia dos sertões nordestinos nas entranhas paraibanas.
Talvez a "Balada para Ramon" seja um poema de um personagem criado pelo proprio Braulio Tavares, extravazando nele suas vontades e desejos libertários...Poetas e Escritores criam e recriam seus desejos e fantasias, projetado-os de diversas maneiras. Depende só da inspiração e do "click" do momento nos cérebros mais iluminados, coisas dos genios e dos dons de Deus.

Fonte: Youtube postado por sergiusantus

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Estrelas Potiguares: Khristal "Zona Norte, Zona Sul"




Nossa estrela Khristal está cada vez melhor, conseguindo brilhar com muita originalidade e graça.  É a afirmação de  uma artista completa (Cantora, compositora e também atriz). 

Vó DonaAna, a garrafa de querosene e a psicologia na educação

Um dia minha Avó “DonaAna” mandou um de seus filhos o Pedro Canário, comprar uma  garrafa de gás (querosene)  na mercearia...Naquele tempo lá  no sertão  a luz era na base do candeeiro de lata e de pavio. Deu-lhe a garrafa com tampa de rolha e falou para ele ter cuidado e não ficar colocando o dedo na boca da  mesma para não prender o dedo,  porque se o dedo ficasse “preso” no gargalo da garrafa, somente quebrando a mesma ela  se desprenderia, se soltaria.   Pedro Canário, menino danado , saiu para comprar o tal querosene, colocou a rolha de cortiça no bolso e enfiou o dedo na boca da garrafa...O fato é que antes de chegar na mercearia, o dedo indicador ficou "preso" na boca da garrafa...e ele não conseguia tirar o dedo de jeito nenhum....Tentou, tentou e nada...O tempo passou e ele voltou pra casa quase  noitinha, sem o querosene e com dedo enfiado na garrafa...Minha avó pegou o "arreador de bezerro" que tava pendurado na parede da sala e deu-lhe uma surra grande...Pedro, chorando bastante saiu correndo pegou um rolo de cordas de sisal que tinha no porão da casa, foi para o quintal  e já embaixo de um imenso flamboyant disse que ia "se suicidar". Minha  avó  então prometeu que se ele não se  “suicidasse" iria levar uma outra surra, pra deixar de ser besta.
Pedro Canário ficou por  ali choramingando, olhando pra corda, pro flamboyant e  para  a mãe na sacada do alpendre e já depois de anoitecer criou coragem para entrar na casa.
Dito e feito !
Vó DonaAna pegou o “arreador de bezerro” e deu-lhe uma surra muito maior que a primeira.
 Pois bem...o tempo passou, todos os filhos foram criados, tomaram seus rumos na vida e nenhum deles seguiu mal caminho que fosse...
Pedro Canário cresceu serviu o exercito e virou voluntário na II ª Guerra Mundial e morreu  aos 90  e tantos  anos de idade.
Hoje quando eu vejo os adolescentes passando por cima da autoridade dos Pais ou então os Pais não tendo coragem de exerce-la, penso na minha Avó, na Palmatória e no Arreador de Bezerro pendurados na parede da Sala.

Não  vou falar que essa atitude seja recomendável  no tratar e lidar com os  filhos nos dias atuais, mas sinceramente é melhor apanhar dos pais quando jovem do  que apanhar da polícia quando adulto.
Esse negócio do Estado querer intervir  na educação familiar hoje em dia,  me cheira a “Controle Social da Familia”, coisas de  um socialismo “mascarado”.


Texto: João Brito
Fonte: Histórias do meu Pai Sr.Severino Canario
Imagens:  Internet

sábado, 3 de dezembro de 2011

Aeroporto Internacional Camara Cascudo ( Aeroporto de S.Gonçalo RN)

Muito se tem comentado acerca do nome para o novo aeroporto internacional de cargas e passageiros que está  sendo construído no município de São Gonçalo do Amarante aqui no RN.
A Presidenta Dilma esteve aqui e a babação
foi grande acerca do novo nome...
Sugestões de nomes de ex-políticos não faltaram,  e o principal deles é o do ex governador (ex ministro, senador,etc..) Aluízio Alves.
Melhor que nome  de politico para designar obras grandiosas seria por nomes de pessoas que levaram e elevaram o nome do RN  longe dessa conotação
de politicagem, que realizaram obras grandiosas através do fruto da sua inteligencia, capacidade intelectual e profissionalismo.
O nome que eu acho muito mais apropriado é do  Professor (gostava de ser chamado assim) e Folclorista Luís da Camara Cascudo. Este sim merecedor inconteste de uma grandiosa homenagem por parte dos  potiguares.
Queremos um plebiscito para escolher o nome do novo aeroporto.
O RN não tem dono e nem partido.


Texto:  João Brito
Imagem: Internet

As coisas mudam...

As coisas mudam...Esse foi o título de um filme sobre  mafiosos no  qual o aprendiz se revolta contra o chefão e o mata, passando a ser o todo poderoso da organização. Faz tempo que assisti: Uns 27 anos ou mais.
Depois desse filme passei a acreditar que a  ascensão  politico/economico/social muda o comportamento, caráter e ideologia  das pessoas.
Vou explicar...
Em 06 de Abril de 1984 houve um grande comício do movimento   pelas "Diretas Já"  na praça Gentil Ferreira no Bairro do Alecrim aqui em Natal. Estive nesse comício. Esse encontro de partidos era bastante esperado pelos  grupos políticos de  oposição  da época:  PMDB, PCdoB, PC, PDT, o récem  formado PT  e  outros...Era um mar de bandeiras vermelhas  com foice e martelo e muitas camisas  amarelas que era a cor simbolo do movimento. Estima-se na participação de 100.000 pessoas.  As máximas de então eram "  O povo unido jamais será vencido", "Abaixo  a Ditadura",  "Fora a corrupção", "Eu quero votar para presidente", etc...
Por todos os cantos do Brasil respirava-se ares de mudanças, esperança, justiça  social e principalmente liberdade.
Políticos tradicionaise  como Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Leonel Brizola, Roberto Freire, Pedro Simon, Itamar Franco, Dante de Oliveira (pai da emenda pelas eleiçoes diretas para presidente da república), José Sarney,  o então (jovem) sindicalista Luis Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Orestes Quercia e muitos novatos já envolvidos no contexto político de então,  deram-se as mãos e "uniram-se"  reivindicando de fato os anseios do povo brasileiro. A impressão que tínhamos era de que realmente o Brasil iria mudar: Discursos inflamados, promessas mil, choros, abraços...
Nesses comícios do movimento pelas "Diretas Já" (1983-1984) participaram também muitos  artistas renomados da época: Raul Cortez, Ruth Escobar, Martinho da Vila, Kleyton e Kledir, Fafá de Belém, Beth Carvalho, Chico Buarque e muitos outros... 
Do comício pelas "Diretas Já" até hoje, lá se vão 27 anos...
Muita coisa mudou: Tancredo não conseguiu assumir  ("Tancredo Never" diziam os militares), Sarney foi e ainda é um desastre, elegeram o  Fernandinho Playboy Collor  e deu no que deu, depois veio o Itamar, Fernando Henrique Cardoso e a coisa foi indo através de planos e mais planos econômicos.  O PT insistiu e insistiu tanto com Lula que um dia depois de tanta insistência,  chegaram lá.
Hoje eu pergunto e aí ? Mudou o  que ? A Classe Política mudou ? A Ideologia mudou ? O que mudou ?
O que realmente mudou foi a mudança de lado dos políticos: de partido de oposição à ser governo é uma diferença enorme e  o poder enebria e cega. 
Então os aprendizes adquiriram conhecimento  e poderes (Freud), assumiram o o controle e nele querem se   perpetuar através de um  socialismo mascarado, assittencialista ao extremo, cheio de escândalos e muita, muita roubalheira, a começar pelo  mensalão (o mais noticiado e ainda não esclareciodo).  Todo santo més um Ministro ou é exonerado ou pede demissão (ou é perdoado) envolvido em  "Mares de Lama" e isso já está se tornando uma coisa normal.

Do  Comício das "Diretas Já" até os dias atuais posso afirmar com toda a convicção que a única coisa que de fato mudou  foi o "lado": - Do  lado de cá (Governo) existem as "tetas" generosas do poder. "Mamar é bom e acostuma", já dizia Chico Píúba.

Texto:  João  Brito
Fonte: Arquivo Pessoal - Monografia Curso Especialização em História, Poliana Lopes,2007,  Universidade   Feevale

Imagem: Internet