quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Gary Kindall, o Pai da Matéria .


Gary Kildall, O Pai da Matéria ( Pequena homenagem a Kildall, o inventor do  MS  DOS sistema operacional dos computadores que faleceu  em 1994).

O escritor Sir Harold Evans publicou um livro sobre a história das inovações americanas e num dos capítulos, ele revelou a verdadeira história por trás do nascimento do MS-DOS e conseqüentemente, do império da Microsoft.

Tanto Evans quanto a sua editora foram processados por Tim Paterson, aquele que muitos consideravam o responsável pelo nascimento do MS-DOS. No entanto, Paterson perdeu o caso e um juiz determinou que Evans estava com a razão, o que lhe permitiu recuperar a reputação da pessoa mais diretamente responsável pelo MS-DOS, o pioneiro Gary Kildall.

Todo mundo sabe que a Microsoft vendeu pra IBM um sistema operacional que ela ainda não possuía, o que forçou a companhia a fazer uma compra rápida em 1980. Eles acabaram socorrendo a pequena garagem na qual Paterson havia desenvolvido o 86-DOS, que havia sido desenvolvido com o nome de QDOS (de “quick and dirty operating system”) e que permitiu a Microsoft assentar as bases do seu futuro império.

No entanto, Kildall foi o responsável pelo sistema operacional CP/M e Paterson não fez mais do que copiar grande parte deste sistema de fato  em muitos casos ele se limitou a renomear funções  para vender o seu QDOS, algo que finalmente conseguiu.
Bill Gates comprou o sistema operacional a Paterson por  $ 50.000 .
 
OBS: Tim Paterson programou o 86-DOS. A Microsoft comprou e renomeou para MS-DOS.

Quem quiser conhecer um pouco mais  sobre a história dos computadores, da formação da apple, microsoft (Steven Jobs, Bill  Gates e outros precursores) é só assistir o filme "Piratas do Vale do Silício".

Fontes:   Textos transcritos
               http://www.thocp.net/biographies/kildall_gary.htm
               Enciclopédia Wikipédia
Imagem:  http://www.thocp.net/biographies

Nenhum comentário:

Postar um comentário