quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Plano Diretor de Natal: em discussão a ZPA 10


Espigões de Areia Preta

Ocorreu ontem no Cemure mais uma audiência pública acerca do Plano Diretor da Cidade do Natal mais especificamente sobre a ZPA 10 (ou o que restou dela).  Essa ZPA  corresponde ao entorno do Farol de Mãe Luíza, ou seja;  a região dunar e a área no entorno do Farol/Av. João XXIII. A ZPA 10 é na verdade a continuação da ZPA 2 (Parque das  Dunas da Via Costeira).  Essa área ainda está preservada por pertencer à Marinha do Brasil ou seja é uma área do patrimônio da união, porque se  não o fosse ja teria sido engolida pela continuidade dos espigões da Praia de Areia Preta que alíás estão situados numa área de Controle de Gabarito e os quais foram alí inseridos em uma brecha na legislação do Plano Diretor pós 1984.  Foram emitidas então uma vergonhosa enxurrada de licenças  em nome de construtoras e empreiteiras que "marcaram o lugar" digamos assim, para depois construírem aqueles monstrengos que descaraterizaram o Controle de Gabarito daquela área, impedindo inclusive a visão do farol em boa parte da orla marítima.
Como já citamos em posts anteriores se essas áreas de Proteção Ambientais não pertencessem ao Exército ,Marinha e Aeronáutica, Natal teria um imenso paredão de espigões em toda a orla marítima como em Recife, Rio de janeiro e outras cidades litoraneas, engessando por completo a beira mar e provocando muito desconforto ambiental com o aumento das ilhas de calor devido a falta de circulação do ar.
ZPA 10
Mais uma vez registro a dedicação e o empenho da promotora Gilka da Mata. Não fosse o Ministério Público, os maus políticos e empresários ( principalmente os envolvidos na Operação  Impacto), teriam desgraçado a nossa cidade.  É bom que não votemos nunca mais nessas mazelas travestidas de vereadores e expurgemos para sempre esses traidores  corruptos da vida pública.

Texto: João Brito
Imagens: Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário