quinta-feira, 19 de julho de 2012

Mais árvores para Natal.

Como a maioria dos projetos do Governo Municipal do PV, o tal do Inventário Florístico de Natal e o Plano de Arborização de Natal que iria plantar 800 mil mudas de ávores na cidade em quatro anos (uma para cada habitante), ficou sómente no papel. Esse Plano lançado no distante dia da árvore de 25/03/2009 com muita festa e pompa pela prefeita Micarla e seu assessor para assuntos ambientais o Sr Calazans Pinheiro ( o mesmo que usou a bandeira do Rio Pitimbú para se projetar politicamente), à época titular da SEMURB.
Segundo informações do Laboratório de Biotecnologia e Conservação de Espécies Nativas da UFRN a cidade do Natal perdeu 30% da sua cobertura vegetal nos últimos 10 anos, principalmente devido ao incremento e aceleração da construção civil com condomínios horizontais (casas) e verticais (prédios) na maioria residenciais. O processo acelerado da expansão urbana em Natal e Grande Natal e a falta de ações por parte da prefeitura que não colocou na prática o Plano Diretor de Arborização da Cidado do Natal (2007), resultou na formação de novas ilhas de calor.
Por outro lado ainda existem muitos canteiros com paisagens arbóreas urbanas bem preservadas (supoe-se que pela iniciativa privada) , que geram áreas de sensação de conforto e bem estar com a diminuição da temperatura através do sombreamento que as mesmas proporcionam, como no caso dessas árvores (Imagem) no canteiro da Av.Prudente de Morais (proximidades do Bradesco.
Infelizmente em uma boa parte da cidade muitos canteiros e árvores encontram-se no abandono.
Nem a manutenção da flora atual da cidade vem sendo realizada, e em muitas árvores ocorrem a infestação de cupins, doenças, queda de galhos e até mesmo a queda de toda árvore em épocas de chuvas como nesses últimos dias.
Nem mesmo uma ação civil pública (2003) conseguiu colocar o Plano de Arborização da cidade do Natal em prática.
O jeito é esperar o fim dessa gestão atual e dias melhores para a nossa cidade.

Texto: João Brito
Imagem: Blog
Fontes de Consulta: Tribuna do Norte e Arquivo Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário