sábado, 21 de julho de 2012

Numa mesa de bar lá pelos anos 80...


No bar rolava um som de vinil bem maneiro do Beto Guedes; Sal da Terra, Lumiar, Feira Moderna...dava gosto de se ouvir...
Nos bares de Natal as cervejas da moda eram Antarctica ou Brahma e ia tudo muito bem no refrão da música sal da terra “tempo, quero viver mais 200 anos”...
Creio que naquela época tínhamos mesmo essa impressão; de que naquele instante de tantas músicas e roupas novas, iríamos viver muito mais que isso até, e de fato vivemos mais intensamente muitos bons momentos.
Hoje rola uma solidão de novas músicas bem letradas e melodiosas, existe um que de vazio nas criaturas pensantes órfãs de boas novas, de ilusões que gerem bons sonhos e esperanças.
Nunca mais se lançou um cd ou álbum de músicas com pelo menos umas 08 faixas realmente boas, como era antes. Parece que as décadas seguintes não conseguiram produzir a inspiração iluminada que os grandes compositores possuem. Não consigo entender isso.
Hoje quase sou obrigado a ouvir essa tal de “swingueira”, “sertanejo universitário” e outras tranqueiras e ter que aturar as versões do inglês para o português nas musicas cantadas por inúmeras bandas de forró... Dia desses ouvi uma versão ridícula de uma belissima musica de Rod Stewart “ I don´t want to talk about it” com palavras e rimas tão bobas e pobres (tipo “amor com dor”) que quase tive um troço ...O pior de tudo foi que pouco depois me disseram que também tinham feito uma versão para “Sailing”. Coitado do ex-coveiro Rod Stewart.
- Misericórdia !
Por essas e outras é que quando e vez, navego literalmente nas ondas musicais dos anos 80, aonde se produziu muita música de qualidade nesse país. O resto são versões pífias de quem não consegue criar nada novo e diferente.
De lá pra cá surgiram muitas criaturas e poucas criações.

Texto: João Brito
Video : Youtube Sal da Terra Beto Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário