sábado, 26 de maio de 2012

A rápida verticalização de Natal e Grande Natal.

Natal e Grande Natal verticalizam-se a olhos vistos com prédios comerciais e de apartamentos residenciais (principalmente) sendo erguidos em todas as direções.
O Plano Diretor da Cidade do Natal tem encaixado essas grandes construções razoavelmente dentro das diretrizes estabelecidas, porém na região que pertence ao município de Parnamirim, infelizmente o Plano Diretor chegou um pouco tarde dando muita brecha para o lineamento de grandes obras ao longo do Rio Pitimbú, o que a por si só ja descaracteriza a paisagem do vale, destrói a mata ciliar e compromete todo o meio ambiente do entorno. Penso eu que nesse caso construções de até 4 pavimentos com um recuo de 200 metros , seriam mais que suficientes e não esse exagero todo.
Ao longo da BR 101, Nova Parnamirim, Cidade Satélite, Parnamirim, Emaús, novos prédios são erguidos, mesmo sem o pleno acompanhamento das obras de saneamento básico, comprometendo cada vez mais nossos aquiferos e toda a bacia hidrográfica da região. Sinceramente não vejo mais notícias ou informações dando conta das obras de saneamento e esgotamento sanitário, contrução das estações de tratamento (ETEs) por parte dos inúmeros órgãos ambientais. Os belos discursos na época das Campanhas Eleitorais tanto da Prefeita do PV e da Governadora atual no cuidado da Gestão Ambiental, ficaram no passado. No município de Parnamirim partes das obras de saneamento ja começaram, mas não temos informações do cronograma recente. Enquanto isso continuamos a comprar água mineral para beber (muito cara por sinal) mesmo tendo em nossos aquiferos e reservatórios naturais uma excelente água que vem sendo contaminada por nitrato, coliformes fecais e outras porcarias, ha décadas. O Filme da degradação ambiental continua, mesmo com os esforços isolados de alguns voluntariosos funcionários de alguns órgãos envolvidos com a questão ambiental.
Texto: João Brito
Imagens: Blog

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Muito papo furado...

O ministro Mantega anunciou as "novas medidas do governo" para combater e livrar o Brasil da crise economico e financeira que afeta o mundo, principalmente nos países europeus...
Novamente anunciou medidas "tapa buracos" como já havia feito anteriormente: dimuição do IPI na produção dos carros populares (1.0) e por aí vai...
Querem equilibrar as finanças e arrecadar mais e mais impostos incentivando o consumo desenfreado de eletrodomésticos (geladeiras, fogões, tvs de lcds) e carros zero km.
- Meu, a maioria da população já comprou carro zero em 60 meses, Tvs e Geladeiras em 12 meses e por aí a coisa foi indo...
- Ta todo mundo endividado pagando prestações e mais prestações !
Gostaria de saber quando esse blá-blá-blá de diminmuir juros e incentivar o consumo vai acabar e o governo do PT efetiva as medidas (prometidas desde Lula Lá) de uma ampla reforma tributária e fiscal,(pra começar)ou seja; uma diminuição de impostos que desafogue a altissima carga tributária das empresas e dos produtos...
O custo das industrias no Brasil (IPI, Energia eletrica,ICMS, etc..)é muito alto e não temos como concorrer com muitos produtos importados de outros países (roupas, sapatos, eletronicos, autopeças, utensílios domesticos, brinquedos, ferramentas, etc...)
Enquanto isso não ocorre os produtos asiáticos muito mais baratos, entram no mercado brasileiro causando enormes prejuízos às industrias do brasil com quedas absurdas nas vendas e produção, o que ja vem ocasionando o desemprego de funcionários e até o fechamento de muitas industrias. As reformas tributária e fiscal ja deveriam terem sido feitas ha muito tempo. Ou o PT não tem competencia ou não tem coragem. Ou fazem logo as reformas ou a quebradeira e o desemprego serão inevitáveis.
Estamos fartos de tanto papo furado.
Texto: João Brito
Imagem: Internet

domingo, 20 de maio de 2012

#VetaTudoDilma

Vamos fazer pressão para Dilma vetar esse novo Código Florestal que vai acelerar e oficializar de vez o desmatamento no Brasil. Precisamos da mata ciliar dos rios, encostas e florestas preservadas.
As matas e florestas pertencem aos cidadãos brasileiros responsáveis e preocupados com o futuro das novas gerações.
O Brasil não tem dono e nem partido.
O veto ou não de Dilma será dado amanha segunda-feira (21.05.12)
as 10:00hs
Entre no twitter e participe.

A peste (ou praga) dos aerogeradores no nosso litoral: os protestos continuam..

Abriram as porteiras para a instalaçao dos monstrengos dos aerogeradores e pronto: muitas empresas querem instalar as tais "usinas eólicas" aonde bem interessem e a coisa não é bem assim.
Existe todo um patrimonio paisagistico que beneficia o turismo em todo o litoral do RN, uma infinidade de cidades que vivem, empregam, arrecadam impostos, incrementam as suas economias em cima do turismo.
Tem-se que ter critérios para a instalação desses "monstrengos feiosos".
Existe toda uma legislação ambiental a ser respeitada principalmente no que concerne às áreas de dunas e todo o seu entorno, e como todos sabem a legislação federal tem prioridade sobre as leis estaduais e municipais.
O RN não é a Casa de Mãe Joana para empresas e consorcios nacionais, multinacionais e transnacionais ditarem regras e imporem suas vontades.
Essa semana teve mais uma manifestação dos moradores e defensores do meio ambiente em Galinhos RN.
Nas dunas não my friend !
O RN não tem dono e nem partido !
Texto: João Brito
Imagens: Internet

Gilberto Gil - A Novidade

O Ex-Administrador de Empresas, Ex-Ministro da Cultura, Compositor, Cantor, Instrumentista, Baiano e Nordestino, Gilberto Passos Gil Moreira é na verdade uma mistura de Arquiteto de Letras e Músicas e um crítico sutil às desigualdades sociais.
Nessa música (composta em 1986) ele bem demonstra toda a sua linha crítica às desigualdades sociais ainda muito marcantes no Brasil de 2012.
"Gilberto Gil é um dos principais defensores do Software Livre e da Liberdade Digital. Em 29 de janeiro de 2005, durante um debate sobre Software Livre no Fórum Social Mundial 2005, foi muito aplaudido após defender o Software Livre e a Liberdade Digital"
A quem interessar e possa leiam a biografia do Gilberto Gil na Wikipédia.
Texto: João Brito
Fonte: Wikipédia (*)
Video: Youtube

terça-feira, 15 de maio de 2012

O Bar da Lingua

Inaugurado desde os primordios do bairro de nova parnamirim, o Bar da Lingua do “Seu Luiz” resistiu e viu surgir a tal da expansão urbana e “crescimento” do bairro. Localiza-se no comecinho da Av. Maria Lacerda, sendo talvez uma das primeiras edificações da mesma.
Resistente e persistente , possui uma tradicional carteira ativa de assíduos frequentadores , sendo um ambiente eclético onde permeiam profissionais liberais, artistas plásticos, cantores, compositores, empresários, funcionários públicos, filósofos, poetas, escritores e simples mortais. Com essas referencias e importancia no contexto social nem vou falar que já possui localização no google maps.
O bar serve um churraquinho (diversos tipos de carne) de responsa acompanhado por uma porção de “macaxeira de paú” que é o diferencial do tiragosto, além de outras iguarias.
- A cerveja servida é tão gelada que pode até “torar os dentes”, informou Canindé o frequentador mais assíduo (foto).
Reservas de Mesa pelo Tel: 9147.5680
Texto: João Brito
Imagem: Blog

Greve dos Onibus na Grande Natal

Ontem segunda-feira deu-se inicio a mais uma greve dos onibus na cidade do Natal e Grande Natal. Enquanto empresários, sindicatos e gestores se degladiam a população sofre.
A consequencia disso foram aumento nos numeros de veículos nas ruas, muito mais congestionamentos,gente chegando atrasada no trabalho e muita irritação.
Precisamos urgentemente do VLT(Veiculo Leve sobre Trihos) , um metrô de superfície como ferramenta de mobilidade urbana para transporte em massa.
Sómente aqui no Brasil que se privilegiam o transporte individual e o transporte de cargas através de caminhões. Os velhos e bons trens se fossem adequados aos dias de hoje já aliviariam e muito esse caos que se vive nas grandes cidades.
Infelizmente os seguidos gestores não implementam o VLT ou nem ampliam ou modernizam e reativam os trens (suburbanos/urbanos) que já existem. - Quais seriam os motivos ?
Texto: João Brito
Imagem: Blog

domingo, 13 de maio de 2012

Parnamirim cidade do medo.

A Cidade de Parnamirim está entregue aos bandidos que continuam abusando da precariedade do policiamento e das leis, efetuando assaltos aos comerciantes a qualquer hora do dia, sem o menor constrangimento.
Uma comerciante do centro que já teve seu estabelecimento comercial assaltado informou que os assaltantes são presos e logo liberados porque "não existe o flagrante":
- Dificil é saber quem ainda não foi assaltado.
Segundo a mesma os marginais são conhecidos e circulam livremente na cidade. Um policial (que preferiu não se identificar) informou que sómente num mesmo dia um desses marginais foi preso e solto tres vezes.
- Parece até brincadeira: a policia prende e o vagabundo logo é solto.
Tanto faz ser no Centro da cidade, Parque Industrial, Emaús, Nova Parnamirim (Foto), a bandidagem tá deitando e rolando em cima de quem gera empregos e impostos. Infelizmente o Estado não vem cumprindo o dever de proteger os cidadãos de bem. Existe hoje uma quase inversão de valores sociais. As leis protegem mais os bandidos que os cidadãos honestos do país.
Precisamos de leis mais rígidas que penalizem de fato essa bandidagem, inclusive uma revisão total (no Código Penal) nas leis aplicadas aos tais "menores infratores" que assaltam, matam e ficam impunes. Precisamos fazer com que esses delinquentes sejam presos, cumpram suas penas integralmente e paguem suas expensas com trabalhos forçados dentro das prisões.
Texto: João Brito
Imagem: Blog

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Nossa má sorte.

Em recente entrevista,o mega empresário potiguar Flavio Rocha (Grupo Riachuelo, Midway Mall, etc...)afirmou que o RN possui um ambiente hostil às empresas e que está transferindo alguns dos seus investimentos para o vizinho estado do Ceará.
A migração de muitas empresas de renome para os estados vizinhos não é nenhuma novidade. A falta de incentivo real e o alto valor do ICMS cobrado pelos seguidos gestores do RN afastaram para bem longe muitas indústrias que se instalariam aqui. Nos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará o ICMS é menor. A ganancia em arrecadar e a falta de visibilidade empresarial está fazendo nosso estado deixar de empregar milhares e milhares de potiguares.
Infelizmente foi muito azar ou até má sorte termos tido como gestores nos útimos anos D. Wilma de Faria (só aumentou a carga de tributos) e agora D.Rosalba, que segundo a mídia, anda querendo nomear o seu marido como chefe de gabinete, oficializando assim os comentários de que quem governa de fato é ele e não a governadora. Querendo ser lembrada pela "Governadora do Saneamento Básico" como afirmou no seu discurso de posse, D. Rosalba necessitava primeiramente ter a convicção de que está assinando um atestado de incompetencia quando convida oficialmente seu marido para auxilia-la nas coisas relacionadas ao governo de um estado da federação. - Afinal, quem governa é ele ou ela ? Estamos mais uma vez entregues ao obscurantismo político. Nós potiguares não merecíamos estar nas mãos de péssimos gestores. Vivemos um caos total na saúde (reportagem vergonhosa a nivel nacional na Rede Globo, na educação e na segurança pública). É muito azar ou então falta de sorte cairmos nas mãos desses maus gestores.
Já não nos bastava uma borboleta que não consegue voar e agora essa rosa murcha que só produz espinhos.
Carecemos de gestores seguros no ato de gerir, possuam qualidade e competencia e que sejam 100% comprometidos com os potiguares.
Se não tem competencia, por gentileza renuncie ao cargo.
O RN não possui nem dono e nem partido.
Texto: João Brito
Imagem: Internet

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ufa ! Até que enfim !

Passei as minhas raras horas vagas da última semana tentando reorganizar as configurações do blog que foram alteradas devido às inúmeras mudanças no blogger conforme informei.
Os tais gadgets, desceram, sumiram, depois voltaram na parte abaixo dos posts...
Para algum blogueiro que estiver passando pelo mesmo problema que tive o melhor é salvar o blog no modelo antigo (com todas as configurações também antigas) porque de outra maneira fica extremamemte dificil.
Por incrível que pareça até as postagens (inclusive imagens) ficavam melhor arranjadas no modelo antigo do blogspot.
Creio que o que é bom e funcional deve ser preservado e mantido em detritemento de outros fatores.
A sensação é a de que derrubaram o seu tão sonhado castelo e que voce não pode mais reergue-lo simplesmente porque a planta e todas as referencias sumiram.
Espero não ter mais surpresas.

Texto: João Brito
Imagem: Internet