segunda-feira, 25 de junho de 2012

Rio Pitimbú Obras Br 101 x Degradação Ambiental


O Problema do dimensionamento dos dutos dágua (tubos) referentes ao aumento da vazão do Rio Pitimbú sob a BR 101 parece ter sido resolvido, porém a degradação continua, visto que os sedimentos das dunas e toda a sorte de entulhos continuam sendo "carreados" em direção ao leito do rio (foto). Basta uma precipitação maior e os problemas reaparecem.
Parte da vegetação de dunas já não existe mais.

Uma cobertura de plástico foi colocada para evitar(?) que nova a nova vegetação de fixação plantada seja também levada pela ação das águas (erosão) das últimas chuvas.
Os danos ambientais causados pelas recentes construções e condomínios (foto)ao longo de todo o curso do rio, mesmo que respeitadas as distancias das precárias legislações ambientais que existem, não têm conseguido manter nosso último manancial de água doce preservado.
- Por onde andam os politicos que se elegeram com as bandeiras em defesa do Rio Pitimbú ?
Texto: João Brito
Imagens Blog.

domingo, 24 de junho de 2012

Grande Natal refém da bandidagem.


A coisa ta braba mesmo. Esse anuncio colocado na janela de uma van de transporte alternativo Linha 03 Nova Parnamirim/Inter Bairros bem demonstra a incompetencia do Estado do RN em dar segurança à população que paga altos impostos e espera uma contrapartida por parte da Segurança Pública do nosso Estado.
Isso não ocorre sómente em Parnamirim. Nos bairros da Zona Norte de Natal e Zona Oeste a bandidagem tá pintando e bordando e a coisa corre frouxa. Assaltos a onibus e vans são coisas normais para as autoridades.
Estamos à merce da bandidagem.
Atualmente recebendo bons salários, as policias militar e civil estão devendo um bom trabalho à sociedade e aos contribuintes do RN faz tempo.
Infelizmente o blá-blá-blá e as medidas do atual governo(?)do RN não resultaram em ações concretas nas áreas da Segurança (Caos e Medo) e Saúde (Vergonha Nacional),
principalmente. O que se vê atualmente são recordes e mais recordes nas arrecadações de ICMS, dinheiro em caixa, altos gastos com cargos comissionados, comprometimento do limite prudencial e muita politicagem, bem ao feitio dos politicos que só sabem fazer demagogia. Queremos uma solução concreta para a segurança pública; ou seja policia na rua 24 hs. É para isso que pagamos impostos.

Texto: João Brito
Imagem: Colaborador Blog.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Antigas quadrihas de Sao João de Natal

Haviam muitas quadrilhas e Arraíás de São João espalhadas em diversos bairros da cidade do Natal em meados nos anos setenta e oitenta, sendo as mais conhecidas:
O Arraíá da Esmeralda em Potilandia, O Arraiá do Aquino no Cidade Satélite, quadrilhas das Ruas Jaguararí e Segundo Wanderley no Barro Vermelho, Alecrim, Cidade da Esperança , Bairro das Quintas e tantos outros...
Das antigas festas tradicionais restam ainda as festas de Santo Antonio na Igreja do Galo na Cidade Alta, a quermesse da Rua São João no bairro de Lagoa Seca em frente a Igreja(Foto) e a de São Pedro no bairro do Alecrim.

Afora essas festas profanas organizadas próximas às igrejas dos respectivos Santos do mes de junho, as outras eram bastante concorridas e muito divulgadas, chegando a receber diversos artistas de expressão, gerando muita atividade comercial temporária e muita diversão para a juventude da época. Algumas dessas festas duravam quase um mes inteiro.
Geralmente essas festas começavam numa rua isoladamente, através da iniciativa de amigos,conhecidos e familiares.
No caso da nossa quadrilha lá da Segundo Wanderley/Rua Cel João Gomes, a rua era completamente embandeirada, fogueira acessa nos dias das tres festas dos Santos; Santo Antonio, São João e São Pedro, comidas típicas (milho assado, cozido, canjica,pamonha) feitas pelas mães e amigas, birita de tudo quanto é qualidade (cachaça, batida, cerveja, etc...)levado pelos homens e rapazes. A festança rolava sabe-se lá até que horas e tinha direito a divulgação pelos canais de televisão e rádios da época. Geralmente os noivos chegavam em uma "Carroça de Burro" estilizada e aí começava todo o ritual de casamento com Padre, testemunhas e tudo o mais. Depois era a vez do Sanfoneiro, Zabumbeiro e Triangueiro mandarem muito forró, quando não um bom som de radiola com disco de vinil resolvia a questão.
Era figura cativa nesse mes de Junho o famoso Safoneiro "Zé Menininho", um dos símbolos das antigas festas de Sao Joao em nossa cidade.
Com os anos as quadrilhas foram pouco a pouco encerrando suas atividades, talvez pela desistência dos seus idealizadores por falta de apoio e tempo, outras ocupações e mesmo devido o crescimento da cidade. O fato é que as nossas tradições estão se acabando, não sendo transmitidas às novas gerações.

Texto: Joao Brito
Imagem: Blog

domingo, 10 de junho de 2012

Um pé de castanhola numa esquina da Rua Segundo Wanderley.


Faz tempo, bem mais que trinta anos...
Reuniamos às sextas feiras e sábados (principalmente) numa esquina, debaixo de um enorme pé de castanhola. Lá rolava muita amizade, birita e muita música também.
Sueldo Soares morava nessa época nessa esquina, lá no Barro Vermelho na casa de seus tios. Pedrinho Mendes morava bem pertinho lá na Rua Meira e Sá, no Barro Vermelho. Tinha muito mais gente boa que tava começando a tocar umas músicas nessa época: Nonato Negão, Bira Soares (Compositor), Ulisses e Uerton (Primos de Sueldo), Ricardo Campos, Flavio Doido, Jonas Pirata, O Mago Zezito (In Memorian), Eli Emerenciano e outros que a memória insiste em não querer lembrar...
Foi nessa época(fim dos anos 70) que rolou um dos últimos Festivais do Forte dos Reis Magos; era fantastico, diferente, surreal...Participamos de outros festivais no N.Sa.Neves, Palácio dos Esportes, etc... Foi o tempo de composição de "Tinta Viva"(Bira), "Linda Baby"(Pedrinho), "Maria"(Flavio Doido)...
Nesses anos aí também se deram as primeiras apresentações de Pedrinho Mendes lá no "Muralha Bar" na Ponta do Morcego. Teve também muito som rolando lá no Bar "Casa Velha" (Av. Beira Mar) com Sueldo mandando muito bem nos reagge de Gil, nos blues do Djavan...

Era o inicio dos anos 80, a década perdida na economia e a década de ouro para a MPB. Natal fervilhava de novidades na música, nas artes...
Sueldo Soares e Pedrinho nada devem aos grandes da MPB. São ambos super afinados, compositores e instrumentistas de mão cheia. Deveriam terem ido pra o sudeste do país para terem uma projeção nacional.
Infelizmente ontem (09.06.12) não pude ir ao Bardallos para reve-los e abraça-los, porém terão outros encontros.
Parabéns aos dois pelo reencontro.

Texto: João Brito
Imagens: Internet e Divulgação

A bela Maria Sharapova finalmente chegou lá...


Confesso que ficava muito triste quando via que a belissima russa chegava na beira da praia e não ganhava mais títulos. Ficava sem entender porque sómente as feias e musculosas ganhavam torneios de tenis nesses últimos anos.
Sharapova tinha ganho outros torneios ha tempos (2004 Wimblendon, 2006 Australia e 2008 EUA).
Ainda bem que ontem para delírio da classe masculina finalmente a gatissima Maria Sharapova ganhou o torneio de Roland Garros.
Até quem não gosta tanto de jogos de tennis assiste quando tem jogo com a Sharapova: É um colírio, uma beleza de dar gosto.
Como diria Chico Corninho depois de tomar várias: "Quem gosta de mulher feia é salão de beleza".

Texto: João Brito
Imagem: Internet

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Hoje a noite vai ter lua cheia...


"Hoje a noite vai ter lua cheia"...
Potiguar lá de São Rafael, o músico, instrumentista, cantor, compositor e poeta Arleno Farias está trabalhando atualmente no eixo sul/sudeste brasileiro, sendo sempre elogiado pela crítica como uma das novas revelações da MPB contemporanea.
Arleno é um compositor e instrumentista de mão cheia.
Ainda bem que em meio ao lixo musical espalhado pela mídia, encontramos pérolas que saem de cabeças brilhantes como Arleno e outros.
Texto: João Brito
Video: Youtube.

domingo, 3 de junho de 2012

Um Outro olhar de Natal


Quem passa de carro, não vê, não percebe...É preciso um olhar mais detalhado, sem pressa para se perceber outros angulos da nossa cidade. É preciso parar e contemplar. è preciso voltarmos a andar, caminhar, observar a natureza...
Vendo assim parece que a cidade localiza-se numa ilha...uma Manhattan nordestina de arranha-céus, erguidos em tão pouco tempo.
Temos sim que preservar nossos mangues, nossos rios...darmos um tratamento decente às nossas Lagoas Urbanas Naturais, desurbanizadas que são e sem beneficios de infraestrutura para a população. Sómente aqui numa terra de paisagens naturais privilegiadas que se observam tais desleixos.
No caso dessa foto vemos uma parte do Rio Potengí sua área de mangues ( o que restou), as salinas, viveiros de camarão e cidade...
Infelizmente tivemos quatro anos perdidos com essa atual (desastrada) gestão de Natal. Espero que o novo gestor(a) retome o cuidado com o Meio Ambiente de uma maneira efetiva, juntamente com o Governo do Estado e a União.
Saneamente Básico Já !
Texto: João Brito
Imagem: Blog