segunda-feira, 30 de julho de 2012

As Senhoras da Praça Gentil Ferreira

Elas chegam cedo e por lá ficam durante todo o dia.
Discretas, são mulheres simples, jovens e senhoras que misturam-se aos ambulantes, camelôs, comerciários, passageiros de onibus, transeuntes, aposentados, desocupados, militares...
Esperam pacientemente por mais um cliente, um dinheiro, um dia a mais e assim tudo se repete.
Quem não conhece o lugar e passa rápidamente, não vê, não percebe mas as senhoras da praça estão lá.

Texto: João Brito
Imagem: Blog

domingo, 29 de julho de 2012

Herança maldita.

Impressionante é a quantidade de lixo e buracos na cidade do Natal principalmente na Zona Norte, região que elegeu D. Micarla à Prefeitura do Natal.
É lixo em tudo quanto é lugar: avenidas, ruas, canteiros centrais, terrenos baldios, lagoas e por aí vai. Ta parecendo mais o Haiti.
Fora o lixo, a buraqueira nas ruas e avenidas põe em risco a vida de muitos motoristas e pedestres. A coisa ta muito feia. Só indo mesmo lá para acreditar. É o descaso do descaso, má administração e irresponsabilidade ao se gerir a coisa pública.
Ser gestor de uma cidade como Natal não é para quem quer; é para quem pode e sabe administrar. Tomara que depois dessa paulada na cabeça os que elegeram essa Senhora aprendam a escolher com mais responsabilidade nossos gestores.
As eleições estão aí !

Texto: João Brito
Imagens: Internet

sábado, 21 de julho de 2012

Numa mesa de bar lá pelos anos 80...


No bar rolava um som de vinil bem maneiro do Beto Guedes; Sal da Terra, Lumiar, Feira Moderna...dava gosto de se ouvir...
Nos bares de Natal as cervejas da moda eram Antarctica ou Brahma e ia tudo muito bem no refrão da música sal da terra “tempo, quero viver mais 200 anos”...
Creio que naquela época tínhamos mesmo essa impressão; de que naquele instante de tantas músicas e roupas novas, iríamos viver muito mais que isso até, e de fato vivemos mais intensamente muitos bons momentos.
Hoje rola uma solidão de novas músicas bem letradas e melodiosas, existe um que de vazio nas criaturas pensantes órfãs de boas novas, de ilusões que gerem bons sonhos e esperanças.
Nunca mais se lançou um cd ou álbum de músicas com pelo menos umas 08 faixas realmente boas, como era antes. Parece que as décadas seguintes não conseguiram produzir a inspiração iluminada que os grandes compositores possuem. Não consigo entender isso.
Hoje quase sou obrigado a ouvir essa tal de “swingueira”, “sertanejo universitário” e outras tranqueiras e ter que aturar as versões do inglês para o português nas musicas cantadas por inúmeras bandas de forró... Dia desses ouvi uma versão ridícula de uma belissima musica de Rod Stewart “ I don´t want to talk about it” com palavras e rimas tão bobas e pobres (tipo “amor com dor”) que quase tive um troço ...O pior de tudo foi que pouco depois me disseram que também tinham feito uma versão para “Sailing”. Coitado do ex-coveiro Rod Stewart.
- Misericórdia !
Por essas e outras é que quando e vez, navego literalmente nas ondas musicais dos anos 80, aonde se produziu muita música de qualidade nesse país. O resto são versões pífias de quem não consegue criar nada novo e diferente.
De lá pra cá surgiram muitas criaturas e poucas criações.

Texto: João Brito
Video : Youtube Sal da Terra Beto Guedes

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Mais árvores para Natal.

Como a maioria dos projetos do Governo Municipal do PV, o tal do Inventário Florístico de Natal e o Plano de Arborização de Natal que iria plantar 800 mil mudas de ávores na cidade em quatro anos (uma para cada habitante), ficou sómente no papel. Esse Plano lançado no distante dia da árvore de 25/03/2009 com muita festa e pompa pela prefeita Micarla e seu assessor para assuntos ambientais o Sr Calazans Pinheiro ( o mesmo que usou a bandeira do Rio Pitimbú para se projetar politicamente), à época titular da SEMURB.
Segundo informações do Laboratório de Biotecnologia e Conservação de Espécies Nativas da UFRN a cidade do Natal perdeu 30% da sua cobertura vegetal nos últimos 10 anos, principalmente devido ao incremento e aceleração da construção civil com condomínios horizontais (casas) e verticais (prédios) na maioria residenciais. O processo acelerado da expansão urbana em Natal e Grande Natal e a falta de ações por parte da prefeitura que não colocou na prática o Plano Diretor de Arborização da Cidado do Natal (2007), resultou na formação de novas ilhas de calor.
Por outro lado ainda existem muitos canteiros com paisagens arbóreas urbanas bem preservadas (supoe-se que pela iniciativa privada) , que geram áreas de sensação de conforto e bem estar com a diminuição da temperatura através do sombreamento que as mesmas proporcionam, como no caso dessas árvores (Imagem) no canteiro da Av.Prudente de Morais (proximidades do Bradesco.
Infelizmente em uma boa parte da cidade muitos canteiros e árvores encontram-se no abandono.
Nem a manutenção da flora atual da cidade vem sendo realizada, e em muitas árvores ocorrem a infestação de cupins, doenças, queda de galhos e até mesmo a queda de toda árvore em épocas de chuvas como nesses últimos dias.
Nem mesmo uma ação civil pública (2003) conseguiu colocar o Plano de Arborização da cidade do Natal em prática.
O jeito é esperar o fim dessa gestão atual e dias melhores para a nossa cidade.

Texto: João Brito
Imagem: Blog
Fontes de Consulta: Tribuna do Norte e Arquivo Pessoal

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Obras da Arena das Dunas Copa 2014

Essa é uma imagem recente do andamento das obras da Arena das Dunas(10.07.12). Fundações feitas, colunas de sustentações idem, faltando a parte de alvenaria, instalaçoes elétricas e hidráulicas; arquibancadas, salões, salas, escadarias, acessos, vestiários, banheiros etc e etc...
A brincadeirinha vai custar uns R$ 500 milhões, fora as tais obras da mobilidade urbana, que ainda ninguém sabe, ninguém viu. Para os incautos que pensam que vão assistir algum joguinho da copa pagando o preço de Campeonato Brasileiro Série B (40 dinares) , podem irem tirando o cavalinho da chuva para desembolsar 300 dinares ou mais...vai ser por aí a brincadeira.
Não me conformo de jeito e qualidade com a derrubada da Creche, do Ginásio Machadinho e do Machadão em detrimento dessa demagogia e arrumação de obras arranjadas por Mr.Lula e seus coleguinhas do PT. Os altos investimentos para essa Copa Política, não tem o retorno garantido (sómente para eles, é claro), como pensam muitos. Melhor seria terem construído um novo e bem equipado hospital de referencia na Grande Natal (que tanto precisamos) e terem preservado a Creche Kátia Garcia, O Ginásio Machadinho e o Machadão. O que tava em pé ainda estava servindo bem à nossa cidade.
Infelizmente os políticos irresponsáveis do Brasil desandam a torrar nosso suado dinheiro com porcarias sem remorso nenhum.
As eleições municipais se aproximam; vamos expurgar a malandragem do poder e colocar pessoas decentes no lugar desses edis, travestidos de fiscais da população. Depois vamos "fazer uma limpa" no restante (Deputados Estaduais,Federais e Senadores). Fora gatunos e aves de rapina mal acostumados com essa vida de regalos !
Natal, RN e o Brasil não tem dono e nem partido.

Texto: João Brito
Imagem: Blog

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Exemplo para todos os politicos e gestores desonestos desse país.

Entre tantas notícias ruins nos últimos meses sobre roubos, recebimento de propinas, corrupção, desvio de dinheiro público por parte de uma grande maioria da classe política desse país,finalmente uma notícia boa, diferente: um casal de moradores de rua encontraram R$ 20.000,00 na região do Tatuapé /São Paulo e devolveram toda a quantia aos proprietários de um restaurante que havia sido assaltado. O Sr Santos que é natural do estado do Maranhão (- Que ironia, hein Sarney !)disse em uma entrevista para a tv que a sua mãe o havia ensinado a não "pegar nada dos outros". Um dos sócios do restaurante afirmou que pensou em se tratar de um trote quando a polícia ligou informando que moradores de rua encontraram e devolveram o dinheiro.
Isso prova que para ser honesto e ter vergonha na cara não significa ter status social ou ter sido criado em berço de ouro.
Esse casal humilde, sem teto, mostraram ao mundo inteiro que são pessoas decentes, honestas e educadas. Que sirvam de exemplo para àqueles que recebem altos salários sem o merecerem, aqueles que se acham pessoas importantes, sem de fato o serem.
Importantes e decentes são esses dois seres humanos que merecem de fato um emprego à altura da honestidade que possuem.
P.S.: As últimas notícias informam que o restaurante japones contratou o Sr. Santos e sua esposa.
Texto: João Brito
Imagens: Intenet

domingo, 8 de julho de 2012

Tinha uma tempestade no meio do caminho...

O tempo anda meio "virado" nos últimos dias em terras potiguares. Com o atraso do período das chuvas parece que elas vieram diferentes, imprevisiveis...coisas de aquecimento global,degelo, la nina, resfriamento das aguas do atlantico...
Tinha uma tempestade no meio do caminho, diria um grande poeta.

Texto: João Brito
Imagem: Blog

domingo, 1 de julho de 2012

Dengue mata: aumento de 90% dos casos em Natal, suspeita de 35 óbitos, 6 confirmados. Previna-se e faça sua parte. Faça uma armadilha para o mosquito. Veja o Vídeo.


As ultimas informações oficiais por parte da Secretaria Estadual de Saúde do RN SESAP )dão conta de um aumento de mais de 90% nos casos de Dengue, com 19.500 casos suspeitos em todo o RN, mais de 5.000 foram confirmados. Esses dados referem-se até o dia 16.06.2012. Os numeros provavelmente já devem ter aumentado bastante com as últimas chuvas.
São ao todo 79 municipios com grandes incidencias, sendo os maiores: Natal 7.257, Mossoró 1.451, Parnamirim 1.043.
Infelizmente a falta de educação e irresposabilidade de muitos que não cuidam de seus quintais, recipientes, vasilhames, embalagens, caixas dágua, vasinhos de plantas contribuem para que muitos adquiram essa doença através do mosquito transmissor. Um vizinho irresponsável pode causar a morte de um outro que pratica a prevenção.
Dá tristeza ver lixo jogado nas ruas, calçadas, canteiros, praças, terrenos...essas pessoas sem noção e sem educação deveriam se ligar e sacar que essa doença realmente mata e pode facilmente ser evitada: basta sermos conscientes e termos um mínimo de educação.
Na minha opinião esse quadro só mudará quando houver multa pesada quando da notificação de presença de criatório do mosquito nas residencias como também sanções penais se comprovado prejuízo a terceiros. Sómente dessa maneira as pessoas mal educadas e irresposáveis iriam contribuir com a prevenção dessa mazela.
Veja esse vídeo muito interessante sobre prevenção e de como fazer uma armadilha pega mosquitos.

Texto: João Brito
Vídeo Fonte: Youtube