segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Cadê o Farol de Mãe Luiza ?

Essa área da orla da Praia de Areia Preta é uma Área de Controle de Gabarito do Plano Diretor da Cidade do Natal,(igual a de Ponta Negra). Os espigões estão situados numa Área de Controle de Gabarito e foram ali inseridos em uma brecha na legislação do Plano Diretor pós 1984. Coisa de oportunismo, ganância e falta de respeito ao meio ambiente.
Foram emitidas uma vergonhosa enxurrada de licenças ambientais em nome de construtoras e empreiteiras que "marcaram o lugar" digamos assim, para depois construírem esses monstrengos que descaracterizam o Controle de Gabarito dessa área, impedindo inclusive a visão do farol de Mãe Luiza (Ponto Turístico, hoje descaracterizado) em boa parte da orla marítima e impedindo a circulação dos ventos alisios e brisa marinha nas áreas posteriores aos paredões de concreto, gerando as ilhas de calor. A falta de um Plano Diretor efetivo em algumas cidades litorâneas brasileiras deram origem a verdadeiros cordões de espigões (barreiras de concreto) nas cidades de Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro e Santos, por exemplo. Não fosse a regulamentação e efetivação das Áreas de Controle de Gabarito na cidade do Natal, a visão da orla marítima da bela Praia de Ponta Negra e do Morro do Careca seriam impossíveis tal a quantidade de prédios que seriam edificados naquela área. É preciso mesmo se ter limites nas edificações porque a qualidade de vida da população tem de ser sempre prioridade. Referentes aos espigões (*) da Praia de Areia Preta, a tendência, com o aumento do nível dos mares e oceanos devido ao degelo nas calotas polares, tendo como consequência o inevitável avanço do mar e aumento da área de estirâncio, esses prédios estarão sujeitos às ações de infiltrações, percolações e pressão nas estruturas que ocasionarão grandes prejuízos e posterior arqueamento ou inclinação. A Natureza vai cobrar caro a falta de respeito: é só uma questão de tempo. Cadê o farol ? O farol sumiu ?
(*) Espigões localizados em áreas contidas de estirâncio. Texto: João Brito Imagens: Blog. Gentileza informar a fonte ao copiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário