sábado, 3 de dezembro de 2011

As coisas mudam...

As coisas mudam...Esse foi o título de um filme sobre  mafiosos no  qual o aprendiz se revolta contra o chefão e o mata, passando a ser o todo poderoso da organização. Faz tempo que assisti: Uns 27 anos ou mais.
Depois desse filme passei a acreditar que a  ascensão  politico/economico/social muda o comportamento, caráter e ideologia  das pessoas.
Vou explicar...
Em 06 de Abril de 1984 houve um grande comício do movimento   pelas "Diretas Já"  na praça Gentil Ferreira no Bairro do Alecrim aqui em Natal. Estive nesse comício. Esse encontro de partidos era bastante esperado pelos  grupos políticos de  oposição  da época:  PMDB, PCdoB, PC, PDT, o récem  formado PT  e  outros...Era um mar de bandeiras vermelhas  com foice e martelo e muitas camisas  amarelas que era a cor simbolo do movimento. Estima-se na participação de 100.000 pessoas.  As máximas de então eram "  O povo unido jamais será vencido", "Abaixo  a Ditadura",  "Fora a corrupção", "Eu quero votar para presidente", etc...
Por todos os cantos do Brasil respirava-se ares de mudanças, esperança, justiça  social e principalmente liberdade.
Políticos tradicionaise  como Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Leonel Brizola, Roberto Freire, Pedro Simon, Itamar Franco, Dante de Oliveira (pai da emenda pelas eleiçoes diretas para presidente da república), José Sarney,  o então (jovem) sindicalista Luis Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Orestes Quercia e muitos novatos já envolvidos no contexto político de então,  deram-se as mãos e "uniram-se"  reivindicando de fato os anseios do povo brasileiro. A impressão que tínhamos era de que realmente o Brasil iria mudar: Discursos inflamados, promessas mil, choros, abraços...
Nesses comícios do movimento pelas "Diretas Já" (1983-1984) participaram também muitos  artistas renomados da época: Raul Cortez, Ruth Escobar, Martinho da Vila, Kleyton e Kledir, Fafá de Belém, Beth Carvalho, Chico Buarque e muitos outros... 
Do comício pelas "Diretas Já" até hoje, lá se vão 27 anos...
Muita coisa mudou: Tancredo não conseguiu assumir  ("Tancredo Never" diziam os militares), Sarney foi e ainda é um desastre, elegeram o  Fernandinho Playboy Collor  e deu no que deu, depois veio o Itamar, Fernando Henrique Cardoso e a coisa foi indo através de planos e mais planos econômicos.  O PT insistiu e insistiu tanto com Lula que um dia depois de tanta insistência,  chegaram lá.
Hoje eu pergunto e aí ? Mudou o  que ? A Classe Política mudou ? A Ideologia mudou ? O que mudou ?
O que realmente mudou foi a mudança de lado dos políticos: de partido de oposição à ser governo é uma diferença enorme e  o poder enebria e cega. 
Então os aprendizes adquiriram conhecimento  e poderes (Freud), assumiram o o controle e nele querem se   perpetuar através de um  socialismo mascarado, assittencialista ao extremo, cheio de escândalos e muita, muita roubalheira, a começar pelo  mensalão (o mais noticiado e ainda não esclareciodo).  Todo santo més um Ministro ou é exonerado ou pede demissão (ou é perdoado) envolvido em  "Mares de Lama" e isso já está se tornando uma coisa normal.

Do  Comício das "Diretas Já" até os dias atuais posso afirmar com toda a convicção que a única coisa que de fato mudou  foi o "lado": - Do  lado de cá (Governo) existem as "tetas" generosas do poder. "Mamar é bom e acostuma", já dizia Chico Píúba.

Texto:  João  Brito
Fonte: Arquivo Pessoal - Monografia Curso Especialização em História, Poliana Lopes,2007,  Universidade   Feevale

Imagem: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário