sábado, 26 de maio de 2012

A rápida verticalização de Natal e Grande Natal.

Natal e Grande Natal verticalizam-se a olhos vistos com prédios comerciais e de apartamentos residenciais (principalmente) sendo erguidos em todas as direções.
O Plano Diretor da Cidade do Natal tem encaixado essas grandes construções razoavelmente dentro das diretrizes estabelecidas, porém na região que pertence ao município de Parnamirim, infelizmente o Plano Diretor chegou um pouco tarde dando muita brecha para o lineamento de grandes obras ao longo do Rio Pitimbú, o que a por si só ja descaracteriza a paisagem do vale, destrói a mata ciliar e compromete todo o meio ambiente do entorno. Penso eu que nesse caso construções de até 4 pavimentos com um recuo de 200 metros , seriam mais que suficientes e não esse exagero todo.
Ao longo da BR 101, Nova Parnamirim, Cidade Satélite, Parnamirim, Emaús, novos prédios são erguidos, mesmo sem o pleno acompanhamento das obras de saneamento básico, comprometendo cada vez mais nossos aquiferos e toda a bacia hidrográfica da região. Sinceramente não vejo mais notícias ou informações dando conta das obras de saneamento e esgotamento sanitário, contrução das estações de tratamento (ETEs) por parte dos inúmeros órgãos ambientais. Os belos discursos na época das Campanhas Eleitorais tanto da Prefeita do PV e da Governadora atual no cuidado da Gestão Ambiental, ficaram no passado. No município de Parnamirim partes das obras de saneamento ja começaram, mas não temos informações do cronograma recente. Enquanto isso continuamos a comprar água mineral para beber (muito cara por sinal) mesmo tendo em nossos aquiferos e reservatórios naturais uma excelente água que vem sendo contaminada por nitrato, coliformes fecais e outras porcarias, ha décadas. O Filme da degradação ambiental continua, mesmo com os esforços isolados de alguns voluntariosos funcionários de alguns órgãos envolvidos com a questão ambiental.
Texto: João Brito
Imagens: Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário