quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Saneamento Básico e Residuos Sólidos (Lixo).


Precisamos de Saneamento Básico e Estações de Tratamento de Esgotos em todas as cidades do Brasil. Saneamento Básico é saúde, pois evita-se a contaminação das águas subterraneas (solo) e de superfície (lagos, lagoas e açudes) e nós prefisamos muito de água em nosso dia a dia.
No Brasil o Saneamento Básico é colocado em segundo plano, o que é um erro gravissimo. Esgotos tratados significa gastos excessivamente menores em sáude, pois é a água um grande vetor de doenças.
Outro problema seríssimo é a questão do lixo que nós produzimos no dia a dia. Os lixões e os aterros sanitários são formas paleativas de se lidar com o lixo.
Todo o material produzido e descartado deveria ser reprocessado e reaproveitado voltando a ser matéria prima para uso. No Brasil quase tudo é transformado em lixo: Embalagens plásticas de uma maneira geral, sacolas, materiais de construção, descartes de aparelhos eletro eletronicos, móveis, utensílios domésticos, brinquedos...tudo isso é coletado misturado, é comprimido pelos carros de lixo e levado aos lixões ou aterros sanitários aonde sofre uma rápida seleção do que pode ser reaproveitado ou não.
Existe uma novissima lei no Brasil que obriga a quem produziu de fazer o reaproveitamento do que foi produzido: É a nova lei dos Resíduos Sólidos do dia 13 de agosto de 2010. Já é um grande avanço.
Continuaremos a falar sobre o problema do saneamento básico e resíduos sólidos urbanos.
Texto: João Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário