domingo, 23 de agosto de 2009

O Arreador de bezerro...

Tava pensando na educação que os Pais dão aos filhos hoje em dia...
Filho adolescente sai, não tem hora pra voltar pra casa...se voce vai atrás eles "pagam mico"...
Tem o tal do verbo "Ficar"com fulano ou fulana..., balada, festa rave...
Vem as biritas, o álcool e as drogas...tudo atrelado a tal da "liberdade"...
Se ainda são crianças, ninguém pode gritar, dar uma palmadas...isso hoje não pode...porque pode "traumatizar" a criança e isso prejudicará seu crescimento...isso hoje é crime..
Os Pais podem até serem presos...
"Quem não faz filho chorar, depois chora por ele"...ditado antigo esse, mas muito atual...
Hoje em dia existem milhares de pais que choram por seus filhos envolvidos em drogas e consequentemente criminalidade porque não exerceram plenamente a sua autoridade quando bem deviam...foram bonzinhos demais...A Jornalista e Escritora Lia Luft escreveu um excelente artigo na revista Veja intitulado "Irresponsáveis e Incompetentes " o qual fala muito bem dessa falta de atitude dos Pais de hoje. Artigo interessantissimo que irei transcrever e publicar neste blog.
Pois bem...
Eu apanhei muito...Era palmatória, fio de ferro de passar, chinelada...e nem porisso fiquei com esse negócio de "trauma", depressão...A minha bronca com meu pai era que quase sómente era eu quem entrava na tal da "palmatória"...Os meus irmãos quase nunca apanhavam...mas eu era um menino ruim que só a peste...desses "empevitados"...o "remédio" para a cura era a "Dra. Palmatória"... só de olhar a danada me dava calafrios...
"Dra Palmatória" ficava pendurada na parede, herança do meu pai, resgatada pela educação e criação da minha avó DoNana, que criou uns 10 filhos, praticamente sozinha...
Minha avó era ignorante (não sabia ler) mas sabia exercer sua autoridade como poucas...
Meu pai me contou quem um dia ela mandou um de seus irmãos o Tio Pedro, comprar querosene na mercearia...Deu-lhe a garrafa com tampa de rolha e falou para ele ter cuidado e não ficar colocando o dedo na boca da garrafa, para não prender o dedo... Tio Pedro, menino danado , saiu para comprar o tal querosene, colocou a rolha de cortiça no bolso e enfiou o dedo na boca da garrafa...O fato é que o dedo indicador ficou "preso" na boca da garrafa...e ele não conseguia tirar o dedo de jeito nenhum....Tentou, tentou e nada...O tempo passou e ele voltou pra casa a noitinha, sem o querosene e com dedo enfiado na garrafa...Minha avó pegou o "arreador de bezerro" que tava pendurado na parede da sala e deu-lhe uma surra grande...Meu Tio, chorando bastante saiu correndo pegou um rolo de cordas de sisal que tinha no quintal da casa e disse que ia "se suicidar"...minha avó na ignorância dela, disse que depois que ele "se suicidasse" iria levar uma outra surra, pra deixar de ser besta.
Dito e feito...O Cabra levou outra surra. Maior que a primeira.
Pois bem...todos os filhos foram criados, tomaram seus rumos na vida e nenhum deles seguiu mal caminho que fosse...
Essa "Herança" meu Pai também trouxe para a nossa criação e também funcionou...
Hoje quando eu vejo os adolescentes passando por cima da autoridade dos Pais ou então os Pais não tendo coragem de exerce-la, penso na minha Avó, na Palmatória e no Arreador de Bezerro pendurado na parede da Sala.

Autor: João Bryto

Nenhum comentário:

Postar um comentário