domingo, 20 de março de 2011

A força da natureza

Grandes fenômenos naturais antecedem e sucedem o homem. Eles fazem parte da própria formação da terra: Vulcões, Terremotos, Maremotos,  Furacões, Tsunamis, Meteoros, Glaciações, Degelos...
A terra é dinâmica tanto no seu interior como no seu exterior:  uma pequena nave girando no universo infinito.
O possível grande meteoro (ou meteoros) que extinguiram a vegetação da terra e por conseguinte os dinossauros, as glaciações e os degelos (aonde as águas do mar avançaram continentes adentro)
foram fenômenos naturais que ocorreram quando a terra ainda não era habitada por nós humanos, situação completamente diferente nos dias atuais.
O problema é que em determinadas regiões do planeta o homem ocupa espaços potencialmente perigosos, tomando precauções que em muitos casos não são tão eficazes quando os fenómenos naturais são de grande impacto, de força descomunal, como foi o caso desse terremoto de 8,9 no Japão, seguido de tsunamis.
A tragédia no japão não foi ainda maior por causa dos avisos das sirenes sobre os tsunamis e pelos treinamentos e simulações efetuados com a população ,pela avançada engenharia na construção de prédios e outras edificações.
Infelizmente nas pequenas cidades costeiras o tempo, a velocidade e a força das ondas, as falhas na comunicação (sirenes, radio, etc..) foram fatores que levaram a ceifar milhares de vida.
Essa é uma das imagens mais impressionantes dessa tragédia japonesa: ao fundo a praia, as palmeiras, a onda gigante e a destruição.

Texto: João Brito
Foto: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário