-
sábado, 19 de novembro de 2011
Zé Geraldo, o poeta do protesto.
No fim dos anos 70 e início dos anos 80 curtíamos as músicas cantor e compositor Zé Geraldo, respingava muita coisa da Ditadura Militar e a censura prévia, nua e crua perdurava. Vozes de protestos contra o regime politico de então ecoavam nos quatro cantos do país.
Muitas letras e músicas ficaram presas nas gavetas e nas cabeças de compositores maravilhosos e criativos por força da censura cruel. Foi mais ou menos em 1978 que ouvi pela primeira vez a música "Milho aos Pombos" e passei a admirar e curtir a obra do novo artista que surgia e protestava naqueles tempos agitados. Lembro-me de quando o exército cercou o Campus Univesitário (Fortaleza CE) no qual muitos colegas apanharam bastante. Foi nesse cerco que o meu colega Mourão que fazia parte do D.C.E. levou uma descarga elétrica nos testículos tão violenta, que teve de passar uns 15 dias hospitalizado. Quem era pego apanhava e pronto. Os Poetas contestadores de fato nessa época eram Geraldo Vandré, Zé Geraldo, Chico Buarque, Caetano, Gil e Rauzito (perdoem-me se esqueci outros).
Muitos deles foram exilados ou se exilaram do país, outros apanharam e foram torturados porque não calaram se calaram diante de tanta repressão.
Texto João Brito
Video: Youtube
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Opa, li seu texto... Só queria fazer uma pequena observação. O Zé Geraldo não teve nenhuma música censurada a ponto de não poder ser gravada ou reproduzida em rádio e TV. O único problema que ele teve, se é que podemos chamar assim, é que ele compôs uma música pra filha dele chamada "Uma balada pra Gija" na época e os censores queriam saber do que se tratava a música. O Zé se recusou a dizer e aí de marra não gravou a canção, só fazendo muitos anos mais tarde. Em alguns lugares evitava-se tocar a canção, mas essa música (Milho aos Pombos) foi inclusive executada ao vivo no Festival ga Globo em 1.981 sem problemas. É isso! Qualquer dúvida me contate. Eu trabalho com ele há 22 anos e dirijo o Fã Clube Viagens & Versos. Abraços!
ResponderExcluirZé Roberto
zé roberto tudo bem eu sou Jean de jesus Dantas eu queria saber ser a musica ditadores que o zé Geraldo fez foi tabem contra a ditadura abraço
ExcluirOK ZÉ ROBERTO, OBRIGADO PELA OBSERVAÇÃO E CORREÇÃO , PORÉM ATÉ 1978 AINDA HAVIA DE FATO MUITA CENSURA NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NO BRASIL. DE 1978 A 1981 MUITA COISA MUDOU E AÍ VÃO-SE 04 ANOS. UM ANO DEPOIS (1979) TEVE INICIO A ABERTURA POLITICA NO BRASIL COM O GOVERNO DO GAL. FIGUEIREDO (1979-1985). REALMENTE NESSÁ ÉPOCA (1978) O GRANDE ZÉ GERALDO ERA CONSIDERADO UM COMPOSITOR COM MUSICAS DE PROTESTO, SENDO UMA ESPÉCIE DE GURU QUE MUITO SE IDENTIFICOU COM AS BANDEIRAS DE LUTA E OPOSIÇÃO NA ÉPOCA. PRINCIPALMENTE OS UNIVERSITÁRIOS.
ResponderExcluir