terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Torcer por times de fora por que ?





O pessoal do Nordeste tem a mania de torcer por times de futebol do sul do Pais...pra que esse negócio meu Deus ? Os caras de lá ridicularizam nossos times de futebol o tempo todo e já não nos bastam sermos discriminados e ainda torcer por times que não tem nada a ver com a nossa identidade e cultura ?
O fato dos nordestinos ainda "torcerem" em tão grande número por times do RJ principalmente no interior , se deve porque nas décadas de 60 e 70 os meios de comunicações populares que existiam eram as potentes Emissoras de Rádios do Sudeste as quais podiam ser captadas por quase todos os nossos sertões...o lazer então era ouvir musicas, noticias e acompanhar as transmissões dos jogos de futebol as quartas-feiras e domingos...haviam locutores e comentaristas incríveis; Mário Viana e tantos outros...
Eu era menino e me lembro muito bem que na bodega do meu Tio Chicó , tinha "posters" sómente de times de futebol do RJ; Fluminense, Flamengo, Botafogo, Vasco da Gama...e o rádio ficava ligado direto... meu primo "Maneco", herdou a bodega de Tio Chicó e continua lá do mesmo jeitinho como ha 30 anos....
Esse tempo está muito distante e hoje em dia já existem nos Estados e Estádios nordestinos grandes torcidas fieis aos nossos clubes...Vitória, Bahia, Santa Cruz, Sport, Náutico, Fortaleza, Ceará, ABC , América de Natal e outros...
Muitos já tiveram grandes glórias e conquistas no passado e muitos se destacam nas séries A e B nos dias atuais.
Torcer por times de fora por que ?

Texto: João Bryto

2 comentários: