-
sábado, 7 de abril de 2012
Praça de alimentação ou bodega bem sortida ?
Numa das minhas viagens à região do seridó, deparei-me com uma bodega à moda antiga, mistura de bar e merceria , bem frequentada durante todo o dia. Uma raridade. Gentileza não confundir loja de conveniencia com mercearia. Na mercearia você tem um atendimento todo personalizado (quem lhe atende é o proprietário & família) e ainda recebe o carinhosos nome de "freguês" ou "amigo".
Logo ao avistar a bela fachada, estacionei o carro, descí e me aboletei no balcão. Pedí uma coca-cola de garrafa e fiquei observando o ambiente...
Lá podia-se comprar vários ítens básicos de alimentação, higiene pessoal e outras utilidades tais como: açucar, arroz, feijão,farinha,fubá,maizena, café, pão, bolachas, biscoitos, carne charque, carne enlatada, mortadela, sardinha em lata, queijo de manteiga e de coalho, azeitonas em conserva, fósforo, álcool, querosene, lamina de barbear, talco, perfume, sabonete, papel higienico, sabão em pó e pedra, pente flamengo,brilhantina (incrivel), espelhinho redondo, linha 40 e papel seda para pipa,acordoamento de violão, papel pautado, papel ofíoio, caderno de caligrafia, borracha, lápis de cor e grafite, caneta preta azul e verde, prego pequeno e grande, esmalte, acetona e algodão, chumbo para espingarda de soca, polvora, espoleta, absorventes femininos e mais um monte de miudezas...
No ítem bebidas haviam expostas na parte superior da prateleira uma unidade de cada, para o fregues escolher: aguardente pitú,caranguejo, 51, caninha zinebra, cervejas (garrafa) skol, brahma, antartica, shincariol, campari, vinho carreteiro...Indo pro lado dos refrigerantes em garrafa, lata e pet; Coca-Cola, Fanta Laranja e Uva (argh!), Guaraná Antarctica...Tinha até uma Crush (ora vejam só!) água mineral comum e com gás.
Uma antiga tabela de preços perfurada (fundo negro) e letras amarelas com o título SUNAB 198 decorava a parede lateral ao lado de um cartaz de cerveja com uma modelo semi-nua.
Na parte em frente do balcão, sómente 04 mesinhas de madeira, aonde o cidadão de bem pode se sentar, prosear e tomar uma skol em garrafa, pagando o preço justo (sem os 10% do garçom e sem taxa de estacionamnto) com um tiragosto de queijo de manteiga ou coalho de primeira qualidade. O preço baixo e justo anima qualquer bom bebedor.
"Vendas sómente à dinheiro" é a primeira mensagem escrita na parede da frente, seguidas de "proibido entrar sem camisa" e por fim, "ambiente familiar. Ainda no espaço das paredes laterais, "posters" do fluminense,botafogo,flamengo e vasco, reminescencias/heranças das transmissões dos jogos do campeonato carioca pelas rádios tupi e globo lá pelos anos 60,70...quando ainda não havia TV nos sertões potiguares o pessoal do sertão torcia e ainda torce fervorosamente por esses quatro times do RJ. Pergunto-me, depois de frequentar esse ambiente pacífico, porém frívolo e cheio de ideologias e escolhas politicas, futebolisticas e religiosas se ainda tem alguma graça eu me sentar numa praça de alimentação de um shopping desses qualquer e pagar caro pra estacionar,comer e naturalmente beber...Dia desses volto lá, dessa vez com mais tempo.
Texto: João Brito
Imagem: Internet
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário