quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Blocos de Elite. A Natal que eu curti...(Republicação)



A Cidade do Natal a partir de meados da década de 70 e durante uma parte da década de 80 ( a década perdida), teve Carnaval de Rua da melhor qualidade com os chamados "Blocos de Elite".
Tinha muitos bares e boites também,em maior numero que hoje.
Acho que a criação de inúmeras bandas de rock nos anos 70/80, influenciou toda essa geração nos mais diversos sentidos...inclusive em relação a curtir a vida...
A Cidade do Natal era agitadssíma...
Na Vila de Ponta Negra tinha o "Bodega da Praça" de Cleudo , O cantor... na orla tinha "O Chalé" e o restaurante "O BEM", havia a boite "Apple" que permaneceu por muito tempo...esses locais eram frequentados pela população da Cidade...turistas eras pouquíssimos...
O "Point" era o "Bar Liberté" na Av Getúlio Vargas, o "Qualquer Coisa", "Castanhola Bar" e tinha os bares e restaurantes da Ponta do Morcego (Muralha, Kat Kero, etc...)
Acho que a Boite Chaplin tava começando nessa época ai...
No pé da ladeira do sol, tinha o "Bar do Bolivia" e a "Casa Velha" aonde Pedrinho Mendes e Sueldo Soares, cantavam...
A Turma lá do Barro Vermelho e da Rua Mipibú ia lá curtir...
Pra tirar a ressaca tinha o bar "A Tenda" ao lado do Hotel dos Reis Magos, com o famoso "Caldo a Cavalo", que ressuscitava todo tipo de biriteiro.
Para o pessoal mais da antiga, tinha a Casa da MPB na praia do meio e o Bar "O Cazarão" em petrópolis...
Era também a época das galeterias...a do chiquinho era a mais famosa delas.
Tranquilidade...Em relação as drogas, só tinha maconheiro mesmo... e eram todos conhecidos...Todo mundo conhecia "Os Pinta" de Natal...
Nessa época ainda havia os "Blocos de Ruas", que eram carroções estilizados, puxados por tratores, todos com banda ao vivo e os muitos "assaltos" (visitas as casas) durante o dia e o Carnaval de Clube à noite.
Era muito mais barato do que comprar "abadás" hoje em dia e o cara tinha muitas, inúmeras opções...
Podia-se brincar nos Blocos de Elite "Chefões, Psiu, Meninões, Puxa-Saco, Sacarolha e tantos outros...
Dava gosto ver as "meninas" de shortinhos, macacões, jardineiras ou mesmo as famosas "kaftas" curtissimas...era uma maravilha. Um tesão. Quase todas elas eram "moças de familia", estudantes, namoradas...
Todos os Blocos possuiam seus trajes caracteristicos e sua "logomarca", o nome estampado nos trajes dos componentes dos blocos.
O Carnaval começava na Sexta Feira e prosseguia pelo sábado, domingo, segunda e terça feira...em todos esses dias tinhamos os "assaltos" (visitas) as casas dos componentes dos blocos durante o dia e eram muitos... Bebida e comida "free", muita marchinha, frevo, birira e loló.
Durante as noites os blocos frequentavam os "Bailes de Carnaval" nos principais clubes sociais: América, Aero Clube, AABB, ASSEN, ABC e outros...
Era preciso ser forte para aguentar 5 dias de carnaval brincando durante o dia e a noite. Muitos desistiam de tão exauridos que ficavam devido a muita bebida e ao grande esforço de "pular" durante 5 dias seguidos.
Conheci quase todos eles porque seguiamos esses blocos a bordo de um "Simca Chambord" motor V8, sem capota, denominado de "A Coisa"...que funcionava muito bem devido a excelente manutenção do renomado mecanico "Zé da Burra".
Nosso bloco era formado por Thales, Carlinhos, Gilson, Flavio Maguinho, Jorge Guimarães, Ibson e eu. Tinha mais gente que ia na "pirangagem" de vez em quando.
"A Coisa" fez muito sucesso mesmo...mas isso é uma outra história, depois eu conto...

Texto: João Bryto
Fotos: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário