terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O Grande Problema da 4a.Corda.


Quem toca um pouco violão sabe que a qualquer momento, a qualquer instante, a danada da quarta corda (RÉ) pode se quebrar, se arrebentar...É muito comum isso acontecer, principalmente quando você está em um daqueles dias de inspiração, tocando bem e a galera achando que você toca tão bem quanto um desses João Gilberto da Vida...
Pois bem: No melhor da festa a "bendita" da quarta corda arrebenta...
As outras cinco cordas dificilmente quebram...as três primeiras(Mi,Si,Sol) são de nylon e as duas ultimas(La,Mi) são bem mais grossas e possuem muito mais aço do que nylon, porém a quarta corda é uma mistura das duas. É mais fina e quebra com mais frequência.
O mais recomendável é o cara ter "uma quarta corda" de reserva...mas ai é que está o grande problema da quarta corda: Ela custa quase a metade do valor de um acordoamento completo...Quando o cara vai comprar a quarta corda,o vendedor diz:
- Por que o Sr. não leva logo o acordoamento completo ?
Então se você leva o "acordoamento completo" e não sómente a "quarta corda", quando ela quebra você terá de trocar todo o acordoamento (as seis cordas). A "amarração das cordas" tem de ser bem feita e isso demora...leva um tempo e com toda certeza sua inspiração e verve artística vai pro beleléu. Tem ainda o problema de você esperar as cordas tensionarem por um tempo para não ficarem desafinando quando você toca.
Trocar sómente a quarta corda é muito mais rápido, porém o som do violão ficará comprometido porque as outras cordas são mais "velhas", e irão destoar com o som da nova "quarta corda". É um grande problema: O Grande problema da quarta corda.

Texto: João Bryto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário