quarta-feira, 21 de abril de 2010

Vulcões em Terras Potiguares.


Vulcões em Terras Potiguares:

Eventos Vulcânicos do Terciário/Quaternário (Mioceno-Plioceno/Pleistoceno)
No Estado do Rio Grande do Norte, a 7km a oeste da cidade de Lages, destaca-se o Pico do Cabugi, um neck subvulcânico que registra uma das mais jovens manifestações do magmatismo continental no Brasil (Ferreira & Sial, 1999).
O Pico do Cabugi se eleva a 500 metros de altura acima do nível da planície circundante. Consiste de rochas subvulcânicas basálticas a ankaratríticas (rochas ultrabásicas nefelínicas), datadas em 19,7 milhões de anos, no período miocênico (Cordani, 1970 apud Ferreira & Sial, 1999).
As manifestações vulcânicas mais jovens (miocênicas/pliocênicas/pleistocênicas) no nosso país estão representadas nas ilhas oceânicas Fernando de Noronha, Trindade e Martim Vaz.
As Ilhas Oceânicas
Fernando de Noronha * (Território do RN, "roubado" no Governo de Sarney e entregue ao estado de Pernambuco injustamente).
O arquipélago de Fernando de Noronha consiste de um grupo de pequenas ilhas nas vizinhanças da Ilha de Fernando de Noronha, a principal do arquipélago. Essas ilhas estão situadas a 345 km do litoral nordeste brasileiro e correspondem aos topos de uma montanha vulcânica submersa que se ergue do assoalho oceânico situado em torno de 4.000 metros de profundidade (Gorini & Carvalho, 1984), que faz parte da cadeia homônima desenvolvida numa zona de fraturas oceânicas orientadas na direção leste-oeste (Almeida, 2000a).
Ao longo da Cadeia de Fernando de Noronha em direção à costa do Ceará afloram alinhadas diversas montanhas vulcânicas submarinas arrasadas pelo mar e inteiramente cobertas por recifes de algas e areias calcárias provenientes de organismos marinhos, denominadas de guyot. O Atol das Rocas é um guyot vulcânico dessa cadeia.
Fonte:www.vulcanoticias.hpg.ig.com.br

Os "Vulcões" existentes em todo nosso estaddo são classificados como "extintos", bastante antigos, portanto não possuem mais nenhuma atividade.

Texto Final: Bryto
* Grifo do Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário