Depois da construção da "Nova Ponte" na década de 80 nunca foi feito uma obra que visasse a conservação da mesma em sua estrutura. Já são claras as feições de desgastes: Ferragens à mostra oxidadas, material de sustentação se fragmentando, apresentando muitas fissuras.
Isso que estou descrevendo foi o que vi numa reportagem de TV, aonde o protagonista foi um simples pescador num barquinho, passando por baixo da ponte e "comentando" com seu linguajar peculiar o descaso das autoridades e que durante os seus 20 anos trabalhando no rio nunca viu obra uma obra de conservação.
Na reportagem dava para se ver claramente o grande desgaste e perigo que a Ponte representa.
Estão fazendo "vistas grossas" para um perigo eminente.
Em tempo: Engenharias novas e modernas à parte, comenta-se que a estrutura da Antiga Ponte de Igapó está num estado bem melhor que a Nova . Pena que retiraram uma grande parte da estrutura de ferro e ela perdeu sua serventia.
P.S.: Engraçado como as pessoas mais simples sabem explicar bem as coisas. Outro dia um outro pescador deu uma verdadeira aula de "navegação e náutica" aos engenheiros que tentaram desencalhar o Navio Draga Labelle em frente ao Forte dos Reis Magos. Deveriam ter pago pela consultoria uns R$ 50.000,00 pelo menos. O navio vale muito mais que isso. Histórias de Pescadores.
Texto: João Brito
Fotos: Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário