Todos sabemos que nossas ruas e avenidas não comportam mais essa quantidade absurda de veículos e que isso é uma bola de neve. Parece que a prioridade de ir e vir são dos veículos, dos motores e não das pessoas.
Poluição, stress, acidentes e mortes.
Prefere-se andar de carro em todos os momentos, no conforto do ar condicionado, do que se deslocar à pé , mesmo que o percurso seja mínimo. O resultado desse sedentarismo vaidoso são as doenças: Obesidade, enfarto, diabetes e por aí vai.
É preciso que se invista em transporte público de massa não poluente como os metrôs e trens elétricos para que possamos ter realmente qualidade no ar com muito menos agentes poluidores (gases, poluição sonora), enfim: qualidade de vida.
Precisamos de metrôs interligando as zonas norte/sul/leste/oeste dessa cidade, ciclovias seguras para que possamos nos deslocar e nos exercitamos ao mesmo tempo. Precisamos de calçadas largas e bem planejadas para passearmos, os ditos passeios públicos, sejam em praças, avenidas, ruas ou largos.
Natal é uma das cidades mais sedentárias do Brasil, quando na verdade deveria ser o contrário, porque chove pouquíssimo e o clima é agradável. A vaidade e a falta do hábito de se andar e caminhar infelizmente ainda prevalece.
Texo: João Brito ( Pós comentário de Chiara)
Fotos: Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário