segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Coqueiro: Palmeira abençoada que embeleza nosso litoral.

A imagem de uma Praia, Costão, Pontal, Falésia, Baía, Rio, Riacho, Lago, Lagoa, etc... não fica realmente bela se não existir pelo menos uma dessas palmeiras chamada de coqueiro. Existindo dois, três ou mais fica muito mais ainda.
Além de ser um elemento  que  se destaca na paisagem, dele aproveita-se quase que tudo: as folhas servem de cobertura para as casas dos caiçaras e nativos, o fruto o coco, serve para matar a sede, da carne do coco extrai-se o óleo, usando-se também como cosméticos na indústria.
Nem vou falar nos doces de coco, na água de coco que agora é industrializada e vendida em larga escala nas praias, bares, restaurantes, lanchonetes, supermercados.
 A  palha do coco seco serve como estofado ecológico e queimado serve como repelente contra insetos como mutucas, mosquitos, pernilongos, etc..., o tronco serve para fazer colunas de casas, bancos, travessas, cercas naturais...tem ainda a sombra que é pouca mas serve bastante nos dias de calor excessivo.
O Coqueiro e seus derivados fazem  parte da economia Nordestina e do Brasil, gerando renda e emprego,
sendo 100% ecológico.
Além de ser um belíssimo elemento cenográfico o coqueiro é um elemento identificador da própria região aonde provavelmente ele é originário: o Nordeste da América do Sul.
Espalhou-se pelo mundo através dos seus frutos que boiando, foram levados pelas correntes marinhas e sendo assim disseminados por toda a região que possui a influencia dos trópicos.

Texto: João Brito
Fonte: Consulta a Wikipédia
Foto: Internet Barra do Cunhaú RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário